Ceará

Ciro é acusado de agredir estudante durante convenção do PSB no Crato

Estudantes acusam Ciro Gomes de agressão física. A foto é do site Iguatu.net

A convenção do PSB no município do Crato, Região do Cariri, realizada na sexta-feira (29) para homologar o nome do deputado estadual Sineval Roque (PSB) na disputa pela prefeitura da cidade, terminou em tumulto. Estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) faziam um protesto no clube onde acontecia o evento e, com a chegada do governador Cid Gomes, o clima esquentou. Um dos universitários diz que foi agredido por Ciro Gomes durante o bate boca sobre o Acquário do Ceará.

Relato
Um universitário que faz parte do movimento “Quem dera ser um peixe” – mobilização contra a instalação do Acquário Ceará – teria provocado representantes o governo do Estado cantando a música “Borbulhas de Amor”. O clima esquentou e no meio do tumulto, o ex-governador Ciro Gomes teria tentado interferir no protesto e acabou batendo boca ao se aproximar dos estudantes.

O estudante do terceiro semestre de direito, Mateus Sibra, acusou Ciro Gomes de agressão. Ele ameaçou registrar um Boletim de Ocorrência contra o ex-governador. O motivo da agressão teria sido a menção, feita pelo estudante, ao Acquário do Ceará.

Protesto
O protesto dos estudantes da URCA tinha o objetivo de cobrar do governo do Estado, a realização de concurso público para professores efetivos, melhorias na estrutura dos prédios e restaurantes universitários em todas as outras unidades. Segundo os manifestantes, há um déficit de 300 professores efetivos e o governo só tem realizado concursos para temporários e substitutos. O governador Cid Gomes afirmou que, após o dia 20 de julho, volta ao Crato com uma comissão para, mais uma vez, tentar chegar a um consenso com os acadêmicos.

Sem peixe
Sobre as reivindicações dos universitários, Cid Gomes disse que existem pessoas interessadas na melhoria da universidade, mas que no meio dos manifestantes existiam pessoas querem fazer “politicagem ridícula”. “Não aceito provocação e com relação aos cartazes ‘quem dera ser um peixe’, tibungo no canal,” disse Cid Gomes. As informações são do site Iguatu.net

Ciro
Por telefone, a assessoria de Ciro Gomes disse ao Portal Jangadeiro Online que ainda não sabia se o ex-governador iria se pronunciar sobre o caso.


Curtir: