Eleições 2012

Ciro reafirma desejo de ser prefeito de Fortaleza e diz que Luizianne controla PT “como um coronel”

Ciro Gomes durante entrevista. Foto: Kézya Diniz

“Se eu não fosse inelegível, já estaria agarrado pedindo votos”. A declaração é do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Ciro defende ainda que o PSB faça, nas eleições municipais, uma opção por “um arco de alianças de centro-esquerda”, em que casos excepcionais sejam levados ao diretório nacional.

Desejo por prefeitura
Impedido de se candidatar à Prefeitura de Fortaleza por ser irmão do governador Cid Gomes, o ex-ministro Ciro Gomes, integrante da executiva nacional do PSB, diz que, se não houvesse a restrição legal, apresentaria seu próprio nome para disputar a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).

Leia ainda:
Ciro sonha com a Prefeitura de Fortaleza e quer lançar Cid ao Senado

Como um “coronel”
No PSB, o ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, irmão de Cid, é o porta-voz da tese da candidatura própria. “Há necessidade de um debate sobre a cidade, que tem apresentado péssimo desempenho em educação e saúde e está afundando os indicadores do Ceará. A Luizianne quer interditar o debate e controla do PT de Fortaleza como um coronel. Eu acho que o PSB deveria lançar um candidato e fazer um debate profundo sobre Fortaleza no primeiro turno. Mas a última palavra é do Cid e eu acato. Não vejo problema em apoiar o PT, desde que a prefeita não queira impor um continuísmo silencioso”, diz Ciro.

Campos
Ciro, que ocupa uma das cinco vice-presidências do partido, diz não ter conhecimento de qualquer conversa do presidente do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com os demais dirigentes para discutir as eleições deste ano. “Pelo menos eu não fui convidado”, afirma. Campos tem percorrido vários Estados em negociações de alianças.

Em São Paulo
Na falta de nomes competitivos do PSB para disputar a Prefeitura de São Paulo, Ciro defende que os socialistas se aliem a Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação, ou ao deputado Gabriel Chalita (PMDB) e rejeita o apoio ao tucano José Serra. “Nunca achei feliz a posição dos meus queridos companheiros em São Paulo (aliados do governador tucano Geraldo Alckmin)”, diz. Para Ciro, “Haddad fez um excelente ministério”. Crítico frequente do comportamento do PMDB em Brasília, onde o partido lidera rebeliões contra a presidente Dilma Rousseff em busca de mais espaço no governo, o ex-ministro não vê problemas no apoio a Chalita. “Ele é respeitabilíssimo”, elogia.

“Goela”
Questionado sobre documento assinado por peemedebistas que acusam o PT de tentar afastá-los do centro do poder, Ciro diz que “o tamanho da goela do PT é um dos fatores de instabilidade” do governo, mas não poupa o PMDB. “A causa é correta, mas a reivindicação é fisiológica ou potencialmente corrupta”, ataca.

“Vendeta”
O ex-ministro também cita as pressões do PR para indicar um nome do partido do Ministério dos Transportes. “Fico corado”, brinca. “O que está armado contra a presidente Dilma é uma vendeta. Ela tem que mostrar que não tem compromisso com o erro, ao primeiro sinal (de irregularidades), bota para fora. Mas tudo vira uma vingança pessoal. Tudo armado para, quando ela enfraquecer, eles virem para cima”, critica.

Nome Forte
Ciro diz que falta ao governo Dilma um nome forte que conquiste deputados em senadores em torno de uma “formulação estratégica”. “Não tem ninguém para organizar o lado bom. A equipe dela, com todo respeito, é fraca. Não basta a pessoa ser gente boa, tem que ter força”, diz Ciro.

Com informações do Estadão.com

3 thoughts on “Ciro reafirma desejo de ser prefeito de Fortaleza e diz que Luizianne controla PT “como um coronel”

  1. Fortaleza não merece mais esse castigo. Basta a Luizianne! E mesmo porque o título do Ciro está ainda em São Paulo será que ele esqueceu?

  2. CIRO JA FOI PREFEITO DA NOSSA CIDADE E COM CERTEZA TEM O APOIO DO CIDADAO FORTALEZENSE,EXPERIENCIA TEM DE SOBRA E DEIXARIA O PT A VER NAVIOS,PENA QUE NAO PODE SER CANDIDATO,SE PUDESSE SERIA CIRO PREFEITO E VICE PARA OUTRO PARTIDO DE ALIANÇA,NO DIA QUE ELMANO TIVER O PESO DE CIRO GOMES AINDA NAO GANHARIA,CABE A ESSE CANDIDATO DA PREFEITA NUNCA BELA SER CANDIDATO A PRESIDENTE DE GREMIO ESTUDANTIL.

Comments are closed.