Ceará

Com 42 votos “sim” e 4 “não, José Albuquerque é reeleito para a presidência da AL

Eleição da Mesa Diretora no biênio 2015/2016. Foto: Marcos Moura/AL
Eleição da Mesa Diretora no biênio 2015/2016. Foto: Marcos Moura/AL

O deputado Zezinho Albuquerque (Pros) foi reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, assumindo o comando da Casa por mais dois anos. A eleição aconteceu na manhã deste domingo (01/02), logo após a posse dos deputados eleitos.

Votação
Foram 42 votos a favor da chapa apresentada e quatro contra. O resultado chamou a atenção uma vez que apenas o deputado Renato Roseno (Psol) revelou o voto contrário ao grupo encabeçado por José Albuquerque. Os outros três deputados que manifestaram rejeição à chapa mantiveram suas opiniões resguardadas pelo sigilo do voto.

Chapa única
O parlamentar encabeçou chapa única e vai presidir a Mesa Diretora no biênio 2015/2016. Seu nome, bem como dos demais membros da Mesa Diretora, foi referendado pelos parlamentares presentes em sessão preparatória realizada no Plenário 13 de Maio.

Partidos
Cinco partidos foram contemplados com os sete cargos na Mesa Diretora. A vice-presidência ficou com deputado Tin Gomes (PHS), e a 2ª vice-presidência com o deputado Danniel Oliveira (PMDB). O deputado Sérgio Aguiar será o 1º secretário (Pros); Manoel Duca (Pros), o 2º secretário; João Jaime (DEM), o 3º secretário; e o deputado Joaquim Noronha (PP), o 4ª secretário. As vagas de suplentes ficaram com os deputados Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Roberto Monteiro (Pros).

Discurso
O presidente Zezinho Albuquerque pontuou que “o compromisso com a continuidade de um Parlamento forte e produtivo, atento e aberto será a marca desta legislatura”. O parlamentar afirmou ainda que a AL continuará atuando em sintonia com o Poder Executivo, no sentido de buscar soluções para questões que são recorrentes no Ceará, como a seca e as drogas. “Continuaremos buscando soluções que tenham como objetivo a economia e o uso responsável da água, evitando desperdícios, assim como continuaremos com a mobilização permanente para alertar os jovens sobre os perigos da droga”, disse.

Refinaria
Sobre a refinaria Premium II, Zezinho voltou a frisar que o projeto foi um compromisso firmado pela presidente Dilma Rousseff, e que a Petrobras não está respeitando o povo cearense. “Continuaremos firmes na nossa luta, não só por esse empreendimento, mas por outros que venham trazer desenvolvimento e justiça social para nosso Estado”, ressaltou.

Na condição de militante político e de parlamentar da Casa há 24 anos, Zezinho fez um registro especial “a dois grandes homens públicos com quem teve a honra de trabalhar em defesa do Estado: o ministro e ex-governador Cid Gomes, e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes”. Ele manifestou também a convicção que governador Camilo Santana conduzirá o Estado, “aprofundando conquistas e desenvolvendo novos projetos que beneficiarão a todos os cearenses”.

Pra relembrar
Zezinho Albuquerque foi eleito pela primeira vez presidente da AL em 4 de dezembro de 2012, por unanimidade, após a renúncia do então presidente Roberto Cláudio (Pros), que assumiu a Prefeitura de Fortaleza.

Com informações da AL


Curtir: