ALEC

Com apoio de Férrer, AL aprova construção da Ponte Estaiada e mudança na Secopa

Até o deputado Heitor Férrer, principal  crítico do governo Cid, votou a favor da Ponte Estaiada
Até o deputado Heitor Férrer, principal crítico do governo Cid, votou a favor da Ponte Estaiada

Com 25 votos a favor e seis contra, duas matérias referentes ao novo sistema viário do estado do Ceará, que compreende a construção da Ponte Estaiada, foram aprovadas, nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Ceará.

Com a aprovação, o Estado fica autorizado a utilizar 1% dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) com a iniciativa privada, para construção do equipamento.

Doação
Já a segunda proposta, com votação semelhante (26 votos a favor e seis contra), é relativa à doação do terreno de 36.370,68m² para as empreiteiras OAS e Marquise, vencedoras do processo licitatório.

Férrer
A manifestação favorável do deputado Heitor Férrer (PDT) chamou atenção. “Se você tem uma ponte, que passa por cima dessa mata e não vai destruir o meio ambiente, não há por que votar contrário”, justificou, afirmando ser natural questionar os valores aportados. “Mas há informações, e a expectativa de que esses recursos serão transferidos pelo governo federal, o que minimiza o problema”, disse.

Em debate
“Nós assistimos, hoje, a um dos maiores absurdos com o formato de legalidade”, rechaçou o líder do PV na Casa, Roberto Mesquita, que votou contrário ao projeto. Já o líder do Governo, José Sarto (Pros, defendeu os equipamentos, pontuando que a Ponte Estaiada ligará a Praia do Futuro ao bairro Água Fria, resolvendo o grande gargalo da região, marcada por congestionamentos.

Recesso
Os deputados aprovaram as matérias durante a única sessão da semana realizada pela Assembleia Legislativa no período eleitoral, uma vez que, nos outros dias da semana, os parlamentares seguem o chamado recesso branco.

Secopa
Outra matéria aprovada e que gerou polêmica diz respeito à mudança do nome da Secretaria da Copa (Secopa) para Secretaria Especial dos Grandes Eventos Esportivos (Sege). A priore, a secretaria foi criada para coordenar os trabalhos referentes à Copa do Mundo. Já a Sege, além de construir o Centro Formação Olímpica, garantirá a promoção e divulgação de outros eventos tanto no âmbito nacional como internacionais.

Fiocruz
Também foi aprovada a instalação da indústria Fiocruz, no município de Eusébio, que fomentará a economia cearense, fabricando materiais farmacológicos, como vacinas médicas.


Curtir: