Bastidores

Com o Pros em crise, Cid e Ciro têm conversa reservada com Dilma Rousseff no Ceará

Com o Pros em crise, Cid e Ciro têm conversa reservada com Dilma Rousseff no Ceará. Foto: Ricardo Stucker/PR
Com o Pros em crise, Cid e Ciro têm conversa reservada com Dilma Rousseff no Ceará. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff desembarcou no Ceará, na terça-feira, onde visitou trecho do Projeto de Integração do São Francisco. Acompanhada da comitiva de ministros e do ex-ministro Ciro Gomes, que, durante o governo Lula, foi o principal articulador do Projeto de Revitalização e Integração do São Francisco, Dilma viu de perto o andamento das obras da Barragem de Jati.

O governador Cid Gomes (Pros), que antes havia anunciado que não faria parte da comitiva, também participou da visita, recebeu Dilma em Juazeiro do Norte e foi de helicóptero até o canteiro de obras.

Reservado
Na ocasião, Cid aproveitou para conversar reservadamente com Dilma, uma vez que dividiu o helicóptero que levou a presidente até o canteiro de obra da Transposição. O secretário de Saúde, Ciro Gomes, irmão e referência política de Cid, também acompanhou o encontro. O teor da conversa não foi revelado.

Pivô da crise
O contato reservado acontece justamente no período em que a direção nacional do Pros tenta gerar embaraços aos irmãos Ferreira Gomes numa queda de braço para a indicação do Ministério da Integração Nacional. A crise se agravou nos últimos dias com declarações dos dois lados.

Nacionalmente, existe um movimento de dirigentes e parlamentares do partido que exigem a saída do ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional. O Pros, partido criado para abrigar lideranças que defendiam a reeleição de Dilma Rousseff, agora ameaça apoiar o candidato do PSB a presidente da República, Eduardo Campos, caso a reivindicação não seja atendida.

Ele fica?
O ministro da Integração, Francisco Teixeira, é ligado a Cid, aliado da presidente Dilma Rousseff que deixou do PSB por discordar da candidatura de Campos e para participar da campanha de reeleição da petista. Cid nega que tenha indicado o ministro e diz que foi apenas consultado por Dilma sobre a escolha.

Em entrevista à imprensa, Dilma sinalizou que o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, permanecerá no cargo. “Meus ministros ficam no cargo enquanto tiverem a minha confiança e não tem motivo para não ter confiança no ministro Francisco Teixeira”, afirmou a presidente.

Reunião cancelada
Na terça-feira (13), também estava agendada uma reunião, em Brasília, entre a cúpula do Pros e integrantes do partido no Ceará, porém, o encontro foi cancelado porque o presidente nacional da legenda, Eurípedes Junior, foi diagnosticado com dengue e não poderia comparecer ao encontro.

Leia ainda:
Reunião entre Cid e cúpula do Pros é adiada

Bastidores
O clima de descontração marcou o encontro entre Cid, Ciro e Dilma. Não faltaram sorrisos e demonstrações de “amizade” durante a passagem da presidente pelo Ceará. No canteiro de obras, Dilma Rousseff posou para fotos com operários e o governador Cid Gomes foi flagrado fotografando a petista ao lado dos trabalhadores.

Com informações do jornal O Estado


Curtir: