Ceará

Comissão da AL debate casos de racismo na UFC

Comissão da AL debate casos de racismo na UFC
Comissão da AL debate casos de racismo na UFC

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa debate, nesta terça-feira (10), às 15 horas, a ocorrência de reiterados casos de racismo envolvendo estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A audiência pública atende solicitação do deputado Zé Ailton Brasil (PP), presidente do colegiado, e será realizada no Complexo de Comissões Técnicas.

Denúncias
De acordo com o parlamentar, o tema do debate tem como base denúncias levadas por estudantes da UFC ao Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Popular Frei Tito de Alencar, vinculado à Comissão.

Segundo os alunos, “são situações de racismo vivenciadas, principalmente, por estudantes negros provenientes de outros estados da Federação. São ofensas que ultrapassam os muros da universidade ganhando repercussão nas mídias sociais, inclusive, contra membros de Centros Acadêmicos”.

Sem resultado
Ainda de acordo com relatos ao Escritório Frei Tito, embora já tenham sido efetuadas denúncias junto à Ouvidoria da universidade, até o momento nenhuma conduta para coibir as agressões foram tomadas.

Convidados
Foram convidados a participar da audiência pública representantes da Superintendência da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, do Instituto Negra do Ceará (Inegra), do Fórum de Negros e Negras de Combate ao Racismo na UFC e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.

Com informações da AL


Curtir: