Ceará

Comissão da AL debate políticas públicas para inclusão das pessoas com deficiência

Comissão da AL debate políticas públicas para inclusão das pessoas com deficiência

No mês em que se celebra o Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realiza, com outras entidades que atuam na área, uma série de eventos.

O primeiro deles será o “Dialogo com o Movimento de Pessoas com Deficiência: As perspectivas de atuação da CDHC e as políticas públicas de inclusão e acessibilidade no Estado”. O encontro acontece às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas.

O presidente do colegiado, deputado Renato Roseno (Psol), lembra que em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Segundo ele, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover os direitos humanos e a inclusão das pessoas com deficiência ao redor do mundo.

“Pessoas com deficiência apresentam especificidades do ponto de vista de saúde, sociabilidade e empregabilidade que demandam atenção do Estado nas políticas públicas, em particular, no enfrentamento aos diversos tipos de violação de direitos a que esta população está submetida”, explica.

Promoção
Ainda de acordo com Roseno, a realização de ações, políticas e campanhas nesse sentido é imprescindível na promoção dos direitos humanos. “Uma verdadeira democracia é uma democracia que permita a participação política de todos e todas”, pontua.

Convidadas
Entre as entidades convidadas estão o Conselho de Direitos Humanos do Estado, Conselho de Pessoa com Deficiência do Estado, Associação Fortaleza Down e Associação de Cegos do Ceará.

Com informações da AL


Curtir: