Ceará

Comissão da AL discute limites territoriais do Sertão Central nesta sexta

Comissão da AL discute limites territoriais do Sertão Central nesta sexta
Comissão da AL discute limites territoriais do Sertão Central nesta sexta

A Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa realiza, na sexta-feira (15/03), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Quixadá, audiência pública para dar continuidade aos trabalhos de georreferenciamento dos municípios cearenses. Desta vez, a Comissão vai tratar dos 20 municípios da região do Sertão Central do Estado.

Atlas
Durante a audiência, serão lançados os trabalhos do Projeto Atlas-Consolidação dos Limites Intermunicipais do Estado do Ceará, com o georreferenciamento de limites da região do Sertão Central, tendo como interesse os municípios de Caridade, Paramoti, General Sampaio, Canindé, Itatira, Choró, Madalena, Boa Viagem, Santa Quitéria, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Solonópole, Banabuiú, Quixeramobim, Quixadá, Ibicuitinga e Ibaretama.

Andamento
Segundo o presidente da Comissão de Triagem, Luiz Carlos Mourão, até agora foi feito o georreferenciamento de 90 dos 184 municípios cearenses. “O primeiro passo para definir os novos limites começa com o envio para as prefeituras do conjunto de mapas com todas as localidades e leis de criação do município e das cidades circunvizinhas”, afirma Mourão.

Metodologia
No encontro, será apresentada a metodologia utilizada no Projeto Atlas, que já realizou o trabalho de georreferenciamento na Macrorregião do Litoral Leste, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço de Baturité. Os prefeitos dos municípios vão apresentar suas demandas sobre as localidades que administram.

Parceria
Além dos integrantes da Comissão, também participarão do evento representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Com informações da AL


Curtir: