ALEC

Comissão da Infância debate violência sexual contra crianças

Violência Sexual é tema de seminário em Russas

O VIII Seminário Regional da campanha “Quem cala, consente: violência sexual contra criança e adolescente é crime” vai ser realizado nesta terça-feira (22), a partir das 8h, no Associação Atlética e Cultural do município de Russas.

Durante o seminário, a psicóloga e escritora Helena Damasceno vai explicar as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais, os meios de denúncias, bem como a legislação relacionada ao tema.

Objetivo do seminário
A presidente da comissão, deputada Bethrose (PRP), disse que a importância do seminário consiste em mobilizar o maior número de pessoas e incentivá-las a denunciar o crime. “Estamos formando multiplicadores”, ressaltou a deputada, que lamentou a diminuição de notificações em 2011 através dos disques denúncias nas três esferas de governo.

A parlamentar explicou que a cada seminário as escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual são instruídas a fazer um plano de ação estratégica no combate à violência sexual. O documento é enviado posteriormente à comissão, que fará os devidos encaminhamentos.

A ação é iniciativa da Assembleia Legislativa, através da Comissão da Infância e Adolescência, e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O fórum já foi realizado em sete municípios: Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Baturité, Canindé e Jaguaribe.

Leia também:
Câmara Municipal instala CPI da exploração sexual infantil
AL realiza seminário contra violência sexual em Jaguaribe
Seminário em Canindé discute exploração sexual infanto-juvenil
Seminário debate violência sexual contra crianças e adolescentes em Baturité

Redação Jangadeiro Online, com informações da Assembleia Legislativa