Tribunais

Comissão do Senado aprova indicação de Teori Zavascki para o STF

Comissão do Senado aprova indicação de Teori Zavascki para o STF. Agência Senado

O nome do ministro Teori Zavascki foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (17).

Placar
Foram 18 votos favoráveis e uma abstenção. Antes, o ministro foi submetido a uma sabatina e durante três horas respondeu questões dos senadores.

Sai Peluso, entra Teori
Teori Zavaschi foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para assumir a vaga deixada por Cezar Peluso, que se aposentou depois de completar 70 anos. Agora, o nome precisa ser aprovado em votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer somente depois do segundo turno das eleições municipais.

Sabatina
A sabatina de Zavascki começou no dia 25 de setembro, mas foi interrompida em razão de votações no plenário. A sessão desta quarta, no entanto, foi esvaziada, uma vez que o ministro já havia falado sobre os pontos mais polêmicos durante a primeira etapa. Na ocasião, afirmou que caberia à Corte decidir sobre a sua participação ou não no julgamento do mensalão.

Como a definição de sua indicação deve ocorrer somente depois do dia 28, a questão perdeu relevância, já que até lá o julgamento estará próximo do fim.

Com informações de O Estado de S.Paulo


Curtir: