Congresso

Conta de luz mais barata: Comissão mista aprova MP que reduz tarifa de energia

Conta de luz mais barata: Comissão mista aprova MP que reduz tarifa de energia

O relatório do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi aprovado na comissão mista que examina a Medida Provisória (MP) 579/2012, que antecipa a renovação das concessões no setor elétrico e abre oportunidade para a redução de tarifas de energia. A proposição foi transformada no PLV 30/2012, seguindo para a Câmara dos Deputados.

Geradoras
Na discussão da MP, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a falta de sensibilidade do governo federal quanto ao impacto das medidas nas empresas geradoras, afirmando que as novas regras podem “inviabilizar as operações” em certas companhias. Para ele, que defendeu a redução de tributos federais sobre a energia, a MP é exemplo do intervencionismo governamental que prejudica a atividade econômica.

Estímulo
O deputado Weliton Prado (PT-MG), por sua vez, classificou a redução das contas de energia como uma das principais realizações da presidente Dilma Rousseff. Conforme sublinhou, a modicidade tarifária estimulará o desenvolvimento geral do país, o que, em sua opinião, contraria poderosos interesses.

Com informações da Agência Senado


Curtir: