Eleições 2014

Contra Cid, ex-prefeita de Fortaleza recorrerá a Lula

Na época em que eram aliados, Cid e Luizianne trocavam afagos.Hoje, a história é bem diferente
Na época em que eram aliados, Cid e Luizianne trocavam afagos.Hoje, a história é bem diferente

Desafeto do governador Cid Gomes (Pros), a ex-prefeita Luizianne Lins tem hoje um objetivo político: evitar que o PT apoie o candidato do governo à sucessão.

Para tanto, a petista promete recorrer até ao ex-presidente Lula, a quem chama de “líder político”. O PT é aliado de Cid desde a primeira gestão do governador (2007-2010).

Senado
Neste ano, o partido quer lançar o deputado federal José Guimarães (PT) ao Senado em chapa encabeçada por um nome do Pros, indicado por Cid.

Candidatura própria
Sem cargo público desde que deixou a prefeitura, em 2013, Luizianne é minoria no diretório petista do Ceará, mas mantém o discurso por uma candidatura própria. “Não há necessidade de ser subserviente ao grupo dos Ferreira Gomes”, diz.

Palanque
Luizianne diz que, caso a aliança Pros-PT se concretize, ela não subirá no palanque do candidato indicado por Cid.

Cargo no Legislativo
A ex-prefeita quer tentar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas até lá precisa reverter decisão da Justiça Eleitoral que a tornou inelegível por oito anos, por acusação de abuso de poder político nas eleições de 2012. Ela nega as irregularidades e vai recorre da condenação.

Apoio
No ano passado, Cid e seu grupo político deixaram o PSB, do presidenciável Eduardo Campos, para manter o apoio a Dilma Rousseff. Agora, o governador deve receber o apoio da petista para o nome que será escolhido pelo Pros.

Com informações da Folha Online


Curtir: