Pesquisa

Datafolha: Aprovação de Dilma supera a de Lula no início do governo

Lula e Dilma Rousseff na abertura do 4º Congresso do PT em Brasília (Foto: Ag. Brasil)

A presidente Dilma Rousseff atingiu no fim do primeiro ano de seu governo um índice de aprovação recorde, desde a volta das eleições diretas. Pesquisa Datafolha realizada na última semana mostra que 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa – um salto de 10 pontos percentuais em seis meses.

Regular, ruim ou péssima
Outros 33% classificam a gestão como regular, e 6% como ruim ou péssima – cinco pontos a menos que na pesquisa de agosto. Não responderam 2% dos entrevistados.

De acordo com o novo levantamento, a avaliação de Dilma melhorou entre homens e mulheres e em todas as faixas de idade, renda familiar e escolaridade. Sua aprovação agora é de 62% no eleitorado feminino e de 56% no masculino.

Leia ainda:
Pesquisa mostra Dilma mais bem avaliada que Lula e FHC

Nota
A nota média do governo é 7,2. Os números atestam que a presidente não teve a imagem afetada pelos escândalos que marcaram o início de sua gestão. Ela demitiu sete ministros em 2011, seis deles sob suspeita de corrupção.

Comparando
Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 42% e 50%, respectivamente.

Com informações da Folha de São Paulo