Eleições 2012

Datafolha/OPovo: Elmano e Roberto Cláudio aparecem tecnicamente empatados

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais

O instituto Datafolha divulgou, na tarde deste sábado (6), nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza. Segundo levantamento encomendado pelo jornal O Povo, os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) aparecem tecnicamente empatados. O candidato do PT tem 26% dos votos válidos, seguido do concorrente do PSB, com 24%.

Moroni Torgan (DEM) aparece com 19% dos votos válidos. Heitor Férrer (PDT) está com 15% e Renato Roseno (Psol), 9%.  Nesse cálculo, são desconsiderados votos em branco, nulo e indecisos. Confira os números da pesquisa:

– Elmano de Freitas (PT) – 26%
– Roberto Cláudio (PSB) – 24%
– Moroni Torgan (DEM) – 19%
– Heitor Férrer (PDT) – 15%
– Renato Roseno (PSOL) – 9%
– Inácio Arruda (PC do B) – 3%
– Marcos Cals (PSDB) – 3%
– Francisco Gonzaga (PSTU) – não pontuou
– Valdeci Cunha (PRTB) – não pontuou
– André Ramos (PPL) – não pontuou

Na pesquisa espontânea, Elmano tem 19%, contra 16% de Roberto Cláudio, 14% de Moroni, 11% de Heitor e 7% de Renato Roseno. Inácio e Marcos Cals têm 1%, cada. Os demais não pontuaram.

Segundo turno

Em relação aos possíveis cenários de segundo turno em Fortaleza envolvendo os quatro candidatos mais bem posicionados na pesquisa, Roberto Cláudio (PSB) ganha de Elmano (PT) por 44% a 38%. Contra Moroni Torgan (DEM), Roberto Cláudio vence por 46% contra 34%. Com Heitor Ferrer (PDT), Roberto Cláudio (PSB) tem 45% contra 39%.

Na simulação de segundo turno com Moroni Torgan (DEM), Elmano de Freitas (PT) tem 46% contra 38%. Com Heitor Ferrer (PDT), Elmano de Freitas (PT) tem 43% contra 43%. Heitor Ferrer (PDT) tem 49% numa disputa contra Moroni Torgan (DEM) que tem 35%.

Ficha técnica

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 1.748 eleitores de Fortaleza. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número CE-00161/2012.


Curtir: