Bastidores Ceará

De olho em 2014, Cid Gomes anuncia mudanças no secretariado

De olho em 2014, Cid Gomes anuncia mudanças no secretariado
De olho em 2014, Cid Gomes anuncia mudanças no secretariado

O governador Cid Gomes publicou, em perfil do Facebook, que irá anunciar mudanças no secretariado do Governo nesta sexta-feira (06). Sem detalhes, nomes ou datas. Apenas uma frase: “Amanhã [hoje] devo anunciar mudanças nas Secretarias de Estado”, informou.E foi o suficientes para colocar o meio político em polvorosa.

A justificativa para a mudança é a disputa eleitoral. Os secretários que têm intenção de concorrer e já se manifestaram pela candidatura na eleição de 2014, devem deixar o governo. Secretários adjuntos devem assumir as vagas neste primeiro momento.

Segredo?
Nos bastidores, a informação é de que Cid Gomes teve uma conversa reservada com todos os secretários que deixam os cargos nesta sexta-feira. Já os demais secretários andam tão curiosos quanto a imprensa.

Quem sai?
Cid Gomes vai mudar, pelo menos, sete nomes. A lista é composta por: Gony Arruda (Esporte), Mauro Benevides Filho (Fazenda), Camilo Santana (Cidades), Professor Pinheiro (Cultura), Evandro Leitão (Desenvolvimento Social), Arruda Basto (Saúde) e Fernando Oliveira (Procuradoria).

Bezerra fica?
Alguns aliados e membros da bancada de oposição chegaram a cogitar mudanças na área da Segurança Pública. Na semana passada, o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, chegou a comentar nas redes sociais que “jamais nomeie alguém que você não pode demitir”, atribuindo frase a Tancredo Neves. Mas a mudança, se ocorrer, pode ficar para depois.

Dança das cadeiras na AL
Vale lembrar que Mauro Filho, Camilo Santana, Gony Arruda e Professor Pinheiros são deputados estaduais eleitos e voltam para a Assembleia Legislativa. A dança das cadeiras no Parlamento estadual vai fortalecer a base de apoio de Cid Gomes. Um dos críticos do atual governo, o deputado Antonio Carlos (PT), pode ficar fora da composição da AL.

Mauro 2014?
Outro detalhe é que Mauro Filho pode aproveitar os holofotes e a exposição diária que o Parlamento oferece para consolidar seu nome na disputa pela sucessão de Cid Gomes. O “deputado secretário” é cotado como possível nome do PSB para disputar o cargo de governador do Estado.

“Governo forte”
Cid Gomes pretendia fazer as substituições em junho, durante as manifestações de rua. Contudo, recuou. Agora, passada a tempestade, o governador resolveu antecipar as mudanças para dar tempo aos novos secretários para manter o governo em operação até o último dia de seu mandato. “Quero que 2014 seja um ano forte”, tem dito o governador a seus assessores, segundo informações da revista Época.

Futuro
Cid não concorrerá às próximas eleições. Ele ficará no cargo até o último dia do mandato. Depois, pretende assumir um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.

Desincompatibilização
A motivação para a mudança do secretariado acontece bem cedo. Afinal, os prazos para desincompatibilização para quem pretende disputar as eleições do próximo ano variam de três a seis meses antes da eleição marcada para 5 de outubro de 2014, dependendo dos cargos dos pretensos candidatos.


Curtir: