Eleições 2016

De olho na reeleição, RC amplia bancada de vereadores na CMFor

Prefeito Roberto Cláudio também é presidente do PDT em Fortaleza. Foto: Kézya Diniz
Prefeito Roberto Cláudio também é presidente do PDT em Fortaleza. Foto: Kézya Diniz

Apesar da predominância absoluta da política nacional no noticiário, 2016 é ano de eleições municipais. E, em Fortaleza, o tabuleiro está sendo montado a todo vapor.

Embora não fale publicamente sobre a disputa eleitoral, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) já articula nos bastidores a formação de uma chapa de vereadores.

Isso porque o gestor quer anunciar no próximo dia 2 de abril, na inauguração da nova sede do partido, a composição da chapa de parlamentares que irá disputar o pleito pelo PDT.

Bancada
Na última sexta-feira (18), inclusive, RC formalizou a filiação de 11 vereadores ao PDT, último dia do prazo legal para a mudança de sigla partidária sem perda do mandato. Com isso, a legenda passa a ser a maior bancada na Câmara Municipal de Fortaleza com 18 parlamentares. Entretanto, ele espera receber novas filiações até o dia 2 de abril, dentre elas: suplentes de vereadores.

Até 2 de abril
Com as novas regras das eleições, os postulantes sem mandato aos cargos de prefeito ou vereadores têm, até dia 2 de abril desse ano, para se filiar a um partido. Ao jornal O Estado, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, Roberto Cláudio confessou estar “confiante” com o resultado. Segundo ele, as adesões foram fruto de uma articulação realizada, na última semana, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PDT).

Mais perto
Segundo ele, esses parlamentares estavam “sozinhos” em seus partidos, e, por isso, já estavam desejosos de se filiarem ao PDT, formando assim uma ampla base de apoio. “Agora, vamos contar com dezoito vereadores na bancada do PDT e será possível que surjam mais vereadores de outros partidos”, arriscou, acrescentando que, desta maneira, é possível criar uma chapa competitiva de vereadores.

Base
Sobre a nova bancada do PDT, o Prefeito disse que os novos parlamentares irão auxiliar sua gestão. “Tínhamos sete vereadores e hoje tivemos o ingresso de onze que fortalecerão o nosso projeto. Precisamos de base política para governar bem. Vereador de bairro, de comunidade, que tem capacidade de discernir qual o desejo da população, vai nos ajudar a errar menos e acertar mais. E agora estamos chegando em ano eleitoral. Temos um cronograma, uma agenda”, salientou.

Impeachment
RC evitou comentar a tramitação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, justificando estar focado na administração de Fortaleza. “Para ser honesto, a tarefa de administrar Fortaleza já é bastante complexa, bastante difícil e a nossa disposição está totalmente dedicada ao trabalho que estamos produzindo”, minimizou, acrescentando que, assim como todo brasileiro, espera que os ânimos na capital federal serenem, porque, segundo ele, qualquer tipo de radicalismo, de qualquer instituição, de um lado ou de outro, prejudica o andamento das conquistas sociais. “Muita responsabilidade, muita sabedoria e muita serenidade é o que esperamos dos políticos que, hoje, estão definindo os destinos em Brasília”, disse.

Saiba mais
Esta semana a nova bancada do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza irá realizar uma reunião para definir o líder e, ao mesmo tempo, iniciará uma articulação para conversar com o prefeito Roberto Cláudio, visando a disputa eleitoral deste ano.

Se filiaram ao PDT, os vereadores Germana Soares, Eulógio Neto, Gerôncio Coelho, Jonh Monteiro, Adelmo Martins, Mairton Feliz, Joaquim Rocha, Ziêr Férrer, Leda Moreira, Luciram Girão e Marcos Teixeira. Já integravam a bancada, Iraguassu Teixeira, Didi Mangueira, Salmito Filho, Adail Júnior, Antônio Henrique, Elpidio Nogueira e Carlos Dutra.

Com informações do OE


Curtir: