ALEC

Deputado afirma que detentos do IPPOO I correm risco de morte

Detentos no IPPOO I

O deputado Capitão Wagner (PR) disse, durante sessão da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (25), que a vida de detentos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no bairro Itaperi, em Fortaleza, está em risco.

O parlamentar afirmou que um grupo de presos tratados como “espirrados” – separados dos demais – sofrem ameaças constantes. Entretanto, de acordo com ele, os policiais militares que fazem a segurança do presídio não podem tomar nenhuma atitude, pois se encontram em um impasse.

Veja ainda: Vídeo: Deputado denuncia situação de descaso no IPPOO

Se reagirem contra as agressões aos presos, responderão por homicídio, pois o confronto seria inevitável. Por outro lado, se não fizerem nada e algum preso for assassinado, serão acusados de omissão.

PMs em risco
O deputado Capitão Wagner afirmou que tiros são disparados diariamente no IPPOO I e os PMs correm risco, pois as armas e os coletes que usam estão em condições precárias, segundo ele.

Falta de “vontade política”
De acordo com o republicano, com o preso custando ao Estado cerca de R$ 1,5 mil por mês, a estrutura física dos presídios e as condições de trabalho dos policiais deveriam ser melhores. Para ele, há falta de “vontade política”.

Leia Mais:
Vistoria apreende armas e drogas no IPPOO I
Detentos são baleados durante rebelião no IPPOO I
Polícia apreende 567 objetos ilegais em vistoria no antigo IPPOO I
Detento é encontrado morto no IPPOO I
Fuga de presos no IPPOO I

Com informações da Assembleia Legislativa