Fortaleza

Deputado autor da Lei Seca participa de Congresso em Fortaleza

Deputado Federal Hugo Leal (PSC), autor da Lei Seca

O deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca, participa do 7º Congresso Brasileiro Trânsito e Vida e do 3º Congresso Internacional do Gran Marquise Hotel, nesta sexta-feira (7), a partir das 9h, em Fortaleza.

O parlamentar, do PSC do Rio de Janeiro, que também é membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados, ministra palestra sobre as ações da comissão relacionadas à segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres.

Lei Seca
Na ocasião, o deputado também vai discutir sobre a lei seca sancionada no dia 19 de junho de 2008. Criada para frear a epidemia de acidentes no Brasil, a lei prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955,00 e retenção do veículo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito matam 1,3 milhão de pessoas, por ano, no mundo. No Brasil, o trânsito mata 100 pessoas por dia. Entre as principais causas estão o excesso de velocidade e o consumo de álcool.

O 7º Congresso Brasileiro Trânsito e Vida é coordenado pela Federação Nacional das Associações de Detran – FENASDETRAN, e tem como temática principal o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020, instituída pelas Nações Unidas para estabilizar e reduzir os índices de vítimas fatais no trânsito em todo o mundo.

Temáticas abordadas
Entre os temas abordados estão a formação dos condutores dos profissionais que integram o sistema de trânsito, o comportamento de risco de jovens sobre duas rodas, a fisiologia do consumo do álcool e as consequências comportamentais ao conduzir veículos automotores, perícias em acidentes de trânsito, mobilidade sustentável e educação emocional no trânsito.

Com informações da assessoria


Curtir: