Congresso

Deputado cearense entrega documento ao presidente do BNB e cobra investimentos para o Nordeste

Deputado cearense entrega documento ao presidente do BNB e cobra investimentos para o Nordeste. Foto: Agência Câmara

O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) entregou na manhã desta terça-feira (05.12) ao presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin, documento com uma série de questionamentos sobre o processo de reestruturação e fortalecimento da Instituição. A entrega foi durante encontro da bancada federal do Nordeste com o presidente do Banco, em Brasília.

Novos gestores e aproximação
Xavier aproveitou para elogiar o processo de seleção dos novos gestores da instituição que, segundo ele, está abolindo as tradicionais indicações políticas para dar vez à abertura de concorrência entre os próprios funcionários. “A iniciativa é fundamental diante das adversidades e especificidades da nossa região, que exige do Banco do Nordeste a escolha dos melhores técnicos e gestores para a condução de suas políticas “, ressaltou Eudes Xavier.

O parlamentar também cobrou maior aproximação da entidade com o Congresso. “Isto é fundamental para o êxito da pauta de fortalecimento do Banco”, justificou.

Desenvolvimento
No documento de duas páginas, Eudes Xavier sugere que a direção do Banco aponte o projeto de desenvolvimento regional, e não enfatize apenas os resultados financeiros de suas operações. “Sabemos do grande esforço da Instituição para a aplicação de bilhões de reais no Nordeste, mas é necessário que esses investimentos se traduzam em desenvolvimento econômico e, principalmente, na redução das disparidades regionais e sociais. Desta forma, é importante o direcionamento do governo Dilma para que o BNB priorize o atendimento a micros e pequenos empreendedores”, sugere o deputado petista.

Enxugamento
Eudes Xavier também critica o modelo de reestruturação que o governo vem tentando implantar em alguns órgãos federais. “O governo propõe reestruturação com enxugamento. Queremos que a diretoria do BNB, que aponta para o crescimento, inclusive com a ampliação do número de agências, explique qual a real proposta de fortalecimento da instituição”, finaliza o parlamentar.


Curtir: