Ceará

Deputado defende valorização dos cuidadores com laços afetivos

Deputado Apóstolo Luiz Henrique comentou projeto em plenário. Foto: Edson Júnior Pio. Foto: Edson Júnior Pio

O deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei 244/19, de autoria dele que trata da política estadual de reconhecimento e valorização do cuidador com laços afetivos.

Segundo ele, a proposição lembra a necessidade de atuação do Estado como ente de apoio aos cuidadores, pessoas que cuidam daqueles que possuem necessidades especiais, como idosos, portadores de deficiência e outros.

“A proposta possibilitará aos cuidadores a conquista de direitos como habilitação para as atividades que desempenham e incentivos para escolarização e profissionalização”, informou.

A matéria estabelece ainda prioridades em serviços que demandam espera. “As atividades de cuidador, na maioria das vezes, são executadas de forma solitária e ininterrupta, o que justificaria medidas para garantir o bem-estar dessas pessoas”, considerou.

Oportunidade
Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, na semana passada, Apóstolo Luiz Henrique também chamou atenção para a oportunidade “que muitos parlamentares têm de fazer algo pelas pessoas, mas não o fazem”. “Deus nos deu essa oportunidade de fazer o bem, e tem aqueles entre nós que não o fazem. Devemos ser bons samaritanos, todo o bem que fazemos, retorna para nós”, refletiu.

Apoio
Na ocasião, o deputado Salmito (PDT) elogiou a iniciativa do deputado Luiz Henrique. “Os cuidadores formam uma categoria muito importante e pouco lembrada, e gostaria muito de contribuir com esse projeto”, afirmou. O deputado Acrísio Sena (PT) disse que a proposta do apóstolo vai ao encontro das discussões que vem promovendo sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência. “O Ceará tem mais de dois milhões de pessoas com deficiência, vejam os desafios que os cuidadores enfrentam”, observou.

E ainda
A deputada Augusta Brito (PCdoB) lembrou projeto de lei de autoria dela e da ex-deputada Rachel Marques, que garante passe livre às pessoas portadoras de deficiência. Ela explicou que o governador Camilo Santana, ao sancionar a lei, ampliou o direito ao passe livre aos cuidadores. Já a deputada Patrícia Aguiar (PDT) também ressaltou a importância de pessoas como o apóstolo Luiz Henrique no Parlamento. “São tempos em que pessoas como você são necessárias para inspirar projetos e medidas dessa importância”, pontuou.

Com informações da AL


Curtir: