Agenda, Partidos
Atualizado em: 26/07/2011 - 7:29 am

Marcelo Freixo participa de debates sobre direitos humanos em Fortaleza

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSol), participa nesta terça (26) e quarta-feira (27) em Fortaleza de uma programação de debates sobre os direitos humanos.  O parlamentar é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e durante a passagem pela capital cearense pretende compartilhar experiências sobre ações desenvolvidas com o apoio dos cariocas.

A atividade tem apoio do PSol do Ceará. Lideranças do partido como Renato Roseno e Soraya Tupinambá participam dos debates, assim como o vereador de Fortaleza, João Alfredo.

Tropa de Elite
Marcelo Freixo inspirou o personagem “deputado Diogo Fraga”, interpretado no cinema pelo ator Irandhir Santos. Aquele que acabou casando com a ex-mulher do capitão Nascimento (Wagner Moura) e, ainda nas telas de cinema, levou policial a depor na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Na vida real, o deputado Marcelo Freixo presidiu a CPI das Milícias, que investigou a ligação de parlamentares com grupos paramilitares, da qual resultou a indiciação de 225 envolvidos e a apresentação de 58 medidas concretas para acabar com a ação dos milicianos.

Debates
Em Fortaleza, Marcelo Freixo vai discutir os direitos humanos, crime organizado, violência institucional, dentre outros temas. Confira, abaixo, a programação de debates.

Programação
Dia 26/07 (terça-feira)
9h30 – Reunião com grupos e organizações que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos

18h – Cine debate com o filme Tropa de Elite II
Participação: Marcelo Freixo – Deputado Estadual pelo PSOL, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Adelaide Gonçalves – Historiadora e professora da Universidade Federal do Ceará
Local: Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445. Bairro: São João do Tauape)

Dia 27 /o7 (quarta-feira)
9h – Debate: Crime Organizado e Violência Institucional
Debatedores: Marcelo Freixo; Leonardo Sá – Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado à Universidade Federal do Ceará; Renato Roseno – Militante de Direitos Humanos e integrante da Executiva Estadual do PSOL – CE; Eliane Novaes – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Local: Assembleia Legislativa do Ceará

19h – Debate – Psol nas lutas: contra a criminalização da pobreza e na resistência à privatização da cidade
Debatedores: Marcelo Freixo; João Alfredo – Vereador pelo PSOL em Fortaleza; Soraya Tupinambá – Integrante da Executiva Estadual do PSOL.

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me