Em Brasília

Deputados cearenses articulam instalação de curso de medicina no interior

Parlamentares cearenses participaram de reunião com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante
Parlamentares cearenses participaram de reunião com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante

A mobilização pela ampliação da oferta de cursos de nível superior no Estado do Ceará segue adiante. Um grupo de deputados cearense se reuniu, na terça-feira (10), com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para tratar da implantação do curso de medicina no interior cearense.

Os municípios de Iguatu, Russas, Crateús, Quixadá, Itapipoca e Quixeramobim já passaram por todas as etapas de avaliação, já estão pré-habilitadas, e agora aguardam a oficialização do Ministério para a criação do curso. O encontro foi articulado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB).

Vistoria
O ministro, por sua vez, anunciou que o processo de vistoria em cidades de outros estados está sendo finalizado e que o anúncio oficial dos cursos a serem autorizados será feito no início de dezembro.

Compromisso
Já o senador Eunício Oliveira ressaltou, durante o encontro, que o Ceará protagonizou perdas de investimentos importantes a nível federal, como a refinaria Premium II, e, por isso, a bancada do PMDB no Estado reforça a luta junto ao Ministério em prol de projetos para a educação.

“É mais uma reunião de nossa bancada para buscar assegurar esse compromisso do Governo com esses municípios. Pelo que foi apresentado, todos os critérios foram atendidos e certamente teremos uma maior oferta e qualidade de cursos de medicina na nossa região”, disse.

Polo tecnológico
Na ocasião, os parlamentares acertaram uma reunião entre Mercadante e a reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Suely Chacon, para a próxima semana com o intuito de iniciar o processo do polo avançado em Lavras da Mangabeira. A ideia do projeto é oferecer a estrutura da Escola Agrícola da cidade, por meio da autorização do Governo do Estado, para abrigar o polo avançado da UFCA.

“Nossa intenção é oferecer as disciplinas da UFCA nessa primeira etapa e com perspectiva de se criar ali um Campus da universidade”, disse o peemedebista, acrescentando que “a escola tem estrutura e a região demanda de profissionais especializados nessas áreas. Seria um grande avanço para oferecer mais qualificação e desenvolver ainda mais essas atividades nos municípios”, defendeu Eunício.


Curtir: