Ceará

Deputados pedem urgência na recuperação das estradas

A preocupação com as estradas que cortam o Ceará tem sido tema constante de pronunciamento dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa. Sérgio Aguiar diz que estradas estaduais começam a ser recuperadas em junho

Deputados estaduais seguem manifestando preocupação com a situação das estradas que cortam o Ceará. O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) é um dos que chama atenção para o problema agravado nos últimos meses diante das fortes chuvas que caem no Estado. Ele chama a atenção para a malha viária do Litoral Oeste, principalmente nos trechos em direção à internacional Praia de Jericoacoara e a Camocim.

“Defendo que o Governo do Estado, ao final das chuvas, comece a fazer os reparos pela minha região, do Litoral Norte, onde tivemos uma média de dois mil milímetros de chuva este ano”, disse o deputado.

O parlamentar pediu urgência aos técnicos de engenharia do Estado para as intervenções nas rodovias estaduais ainda neste primeiro semestre. “A recuperação das estradas é muito importante, não só para o turismo, como para o escoamento da produção e o trânsito rápido e fácil das pessoas”, justifica.

Ele lembra que o governador Camilo Santana já disponibilizou R$ 150 milhões para recuperar, pelo menos, 64 trechos danificados pelas chuvas. “Quem anda pelo interior do Estado sabe que há necessidade de uma ‘Operação Tapa Buracos’, mas o trabalho só pode ser iniciado com o fim das chuvas, o que vai acontecer a partir do próximo mês de junho”, disse.

Federais
Sérgio Aguiar, que é vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa, mantém, ao mesmo tempo, contato com o Governo Federal, através do DNIT, para que providências sejam tomadas em relação às BRs que cortam o Ceará: “Elas também precisam ser recuperadas o mais breve possível, mas os técnicos estão esperando o fim do período chuvoso”.

Saboeiro
Já o deputado Acrísio Sena (PT) evidencia a importância de revitalizar e interligar a CE 371 na altura do município de Saboeiro. O parlamentar salienta que o trecho da comunidade de São Paulino deve se interligar a Acopiara, e a comunidade do Flamengo, a Saboeiro. “Através das interligações o fluxo será facilitado, além de disponibilizar a ligação rápida das comunidades e do município com as demais regiões”, explicou. Acrísio Sena enfatizou que entrou em contato com representantes do Departamento Estadual de Rodovias (DER) para levar a demanda dos munícipes. “Já conseguimos a colaboração do DER e vamos marcar uma reunião, com a presença do governador Camilo Santana, para organizar as demandas ligadas à CE 371”, disse.

Reunião
O deputado participou de reunião, em Tabuleiro do Norte, no último dia 16 de maio, para debater a situação de litígio de 22 comunidades que estão em impasse entre duas regiões. “Essas comunidades, desde 1957, formaram suas vidas em Tabuleiro e, em 2018, o registro de localidade foi mudado. Vamos debater com a Câmara Municipal de Tabuleiro esse litígio e buscar resolver da melhor maneira”, informou.

E ainda
Sobre o tema, a deputada Dra. Silvana (PR) ressaltou que recebeu uma nota dos moradores de Saboeiro solicitando que ela e o deputado federal Dr. Jaziel (PR-CE) unissem esforços em favor do revestimento da malha viária da CE 371. “Os moradores inclusive querem interditar, de maneira justa, a CE, fazendo uma manifestação. Meu mandato e o mandato do deputado Jaziel estão à disposição da população, para, juntamente com o deputado Acrísio e demais parlamentares, buscarmos soluções para essa estrada”, salientou.

Com informações do OE


Comentários: