ALEC

Deputados têm dez dias para votar orçamento do Ceará para 2015

Em 1º de janeiro, Camilo será empossado na AL. Em 1º de fevereiro, será a posse dos deputados eleitos em 2014 e a eleição da Mesa. Em janeiro, os deputados poderão ser convocados extraordinariamente para votar a reforma administrativa do governo Camilo
Em 1º de janeiro, Camilo será empossado na AL. Em 1º de fevereiro, será a posse dos deputados eleitos em 2014 e a eleição da Mesa

A Assembleia Legislativa do Ceará corre contra o tempo para apreciar e votar matérias antes do recesso parlamentar, que iniciará no próximo dia 20. A Casa tem 10 dias para votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015, orçamento previsto em R$ 23,6 bilhões, que propiciará o governador eleito, Camilo Santana (PT), administrar o Estado.

Limpando a pauta
Nas últimas semanas, várias comissões técnicas realizaram esforço concentrado e limparam as pautas, encaminhando as proposições para serem apreciadas pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Casa. Entre elas, estão a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e Cultura e Esportes, onde os presidentes, Eliane Novais e Ferreira Aragão (PDT) já prestaram conta na tribuna da Casa.

Agenda
Mesmo de férias, no primeiro dia do ano, a Casa abrirá suas portas ainda com a atual legislatura, para dar posse ao governador eleito Camilo Santana. Até o retorno oficial dos trabalhos, em 1º de fevereiro, existe a expectativa de que Camilo convoque extraordinariamente os pares, para que votem a reforma administrativa, como criação e extinção de secretarias, conforme vem formulando o seu plano de governo, durante o período de transição.

Nova legislatura
O diretor do Departamento Legislativo da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Aragão, ressalta que, ainda no dia 1º de fevereiro, será dada a posse da nova legislatura e, em seguida, será realizada a eleição da Mesa Diretora. A nova bancada foi renovada em 52%, onde 24 novos parlamentares assumirão, e 22 continuarão o mandato.

Mesa
Com relação à nova Mesa Diretora, há, nos bastidores, a expectativa de que o atual presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros), continue à frente do Legislativo Cearense. Conforme alguns parlamentares, como o deputado Fernando Hugo (SD), Zezinho vem administrando a Casa com “democracia” e “diálogo”.

Com informações do OE


Curtir: