Ceará

Deputados vão à Brasília interceder pela derrubada do veto de criação de municípios

Deputados vão à Brasília interceder pela derrubada do veto de criação de municípios. Foto: AL
Deputados vão à Brasília interceder pela derrubada do veto de criação de municípios. Foto: AL

Deputados cearenses irão à Brasília, na semana que vem, tentar mediação com o Congresso Nacional para derrubada do veto presidencial que barra a criação de novos municípios. O presidente da comissão que trata sobre o tema na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Neto Nunes (PMDB), afirmou que o Legislativo luta a vários anos para emancipar municípios no Estado e era grande a expectativa em relação ao projeto no Congresso que devolveria às Assembleias a prerrogativa de discutir e criar municípios.

Veto presidencial
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto aprovado pelo Senado Federal em outubro que permitia a criação de novos municípios no país. Na mensagem de veto, a presidente alegou que o projeto resultaria aumento de despesas, contrariando o “interesso público”.

Votação
Existe a expectativa de que o Congresso analise o veto presidencial na terça-feira, dia 18 de fevereiro. Este promete ser um dos primeiros embates de 2014 entre os parlamentares e a presidenta Dilma Rosseff.

Novos municípios
A sanção do projeto poderia motivar a criação de cerca de 400 novas cidades. No Ceará, pelos cálculos da comissão da AL, 26 distritos tem condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem.


Comentários: