Ceará

Dia do Ceará tem direito a programação com atividades em Aquiraz e Fortaleza

Dia do Ceará tem direito a programação com atividade em Aquiraz e Fortaleza
Dia do Ceará tem direito a programação com atividades em Aquiraz e Fortaleza

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, comemora na sexta-feira (17) os 215 anos de emancipação do Estado.

A programação comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16 horas, na Praça da Matriz, tendo apresentação da banda municipal, e em Fortaleza, com a exposição fotográfica sobre a feitura de rabeca pelo Mestre Vino, luthier de Irauçuba, no Museu do Ceará.

Oficial
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799.

Carta Régia
A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799. A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Tem mais
Para saber um pouco mais da história do Ceará e ver a programação completa, clique aqui


Curtir: