Ceará

Dia do Educador Social será comemorado na Assembleia

Dia do Educador Social será comemorado na Assembleia
Dia do Educador Social será comemorado na Assembleia

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realiza, nesta segunda-feira (30/09), às 9h30, audiência pública pela passagem do Dia do Educador Social, comemorado no dia 19 de setembro. O evento, que será realizado no auditório Manoel de Castro do Complexo de Comissões Técnicas da AL, é de iniciativa do deputado Lula Morais (PCdoB).

Freire
Em seu requerimento, o parlamentar explica que a 19 de setembro também é o dia em que se comemora o nascimento de Paulo Freire, “grande educador brasileiro”. Conforme justifica, a homenagem “é muito justa, tendo em vista que os educadores sociais ou populares desenvolvem a prática pedagógica não formal, inspirados na teoria e na experiência Freiriana da Educação Popular”.

Relevante
De acordo com Lula Morais, esses profissionais têm atuação destacada em projetos sociais, desenvolvidos por organizações governamentais ou da sociedade civil, atendendo populações marginalizadas e, muitas vezes, em situação de risco. “A despeito dos relevantes serviços prestados à sociedade no combate à exclusão social, esses trabalhadores ainda lutam pelo reconhecimento de seu ofício”. Nesse sentido, tramita no Congresso Nacional projeto de lei que regulamenta a profissão do Educador Social, de autoria do deputado Chico Lopes (PCdoB).

Homenageados
Serão homenageados os educadores sociais José Nei Robson Façanha de Morais, consultor; Francisco Rafael Agostinho Araújo, supervisor; Ricardo Antônio de Oliveira; bem como Eliana Gomes, autora da proposta que criou o dia do Educador. Atualmente ela é presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).

Com informações da AL


Curtir: