Bastidores

Dilma anuncia Cid Gomes ministro da Educação

Cid será ministro da Educação de Dilma. Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Cid será ministro da Educação de Dilma. Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (23), a partir das 17h, o governador Cid Gomes (Pros) como ministro da Educação de seu segundo mandato.

Além dele, cogita-se a nomeação do governador da Bahia, Jaques Wagner, para o Ministério da Defesa e deslocar o ministro Ricardo Berzoini para as Comunicações, como desejava o PT.

Proximidade
Cid ficou muito próximo de Dilma quando saiu do PSB por não apoiar o rompimento com o governo e a candidatura à Presidência de Eduardo Campos, que comandava o partido.

Novas tentativas
Na segunda-feira (22), emissários de Dilma ainda tentavam convencer o governador Cid Gomes (Ceará) a assumir o Ministério da Educação. Cid planejava passar um tempo em Washington, ocupando um cargo no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). No entanto, Dilma solicitou a presença “urgente” de Cid em Brasília para uma última conversa.

Substituição
O governador e futuro ministro da Educação, Cid Gomes, substituirá o atual ministro José Henrique Paim.

Em definição
O martelo, porém, ainda não foi batido para outros cargos, o que deve acontecer até 29 de dezembro, mas já há definições prontas para divulgação. Não está descartada a definição de um bloco de ministros ainda nesta terça-feira (23).

Com informações do Folha de São Paulo


Curtir: