Nacional

Dilma anuncia mais ministros na semana que vem

Dilma anuncia mais ministros na semana que vem. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Dilma anuncia mais ministros na semana que vem. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff pretende anunciar, em meados da semana que vem, possivelmente na quarta-feira (10), mais uma rodada de ministros que farão parte de seu segundo mandato à frente do Planalto, incluindo pastas do PMDB e do PT.

Dilma já manteve conversas com lideranças de praticamente todos os partidos, e está em fase de acertos finais.

Confirmados
Até agora, foram confirmados na equipe do segundo mandato os titulares da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, do Banco Central, Alexandre Tombini – que já ocupava o cargo -, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro.

Principal aliado
Dilma já está em fase final de costura do espaço do PMDB, que deverá ficar mesmo com seis ministérios. A ala do partido do Senado briga pela pasta da Integração porque quer acomodar ali o senador Eunício Oliveira. O PMDB da Câmara, por sua vez, reivindica o Ministério da Previdência para o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (RN), que perdeu a disputa para o governo do Rio Grande do Norte e ficará sem mandato a partir de 2015. Atualmente, a Previdência é dirigida por Garibaldi Alves, primo de Henrique, que quer mesmo deixar o cargo.

Cota pessoal
Dilma também nomeará a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para a Agricultura. Ela, porém, será computada como alguém de sua cota pessoal.

Dúvida
A dúvida é sobre quem dirigirá o ministério de Minas e Energia. O PMDB quer encaixar nessa pasta o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (AM). O deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS) poderá assumir o Turismo. A pasta da Aviação Civil também continuará sob o comando político dos peemedebistas.

Com informações da Agência Estado


Curtir: