Bastidores

Dilma deve se reunir com líderes da base na próxima semana no Planalto

Presidente chamará ao gabinete líderes aliados na Câmara e no Senado. Entre os assuntos, deverão estar CPMF, DRU e reforma da Previdência. Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente chamará ao gabinete líderes aliados na Câmara e no Senado. Entre os assuntos, deverão estar CPMF, DRU e reforma da Previdência. Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff deverá se reunir na próxima semana com os líderes dos partidos que compõem a base governista no Congresso Nacional a fim de discutir os projetos considerados prioritários para o Palácio do Planalto ao longo deste ano.

Os encontros de Dilma com os parlamentares serão os primeiros deste ano – o Congresso voltou do recesso na semana passada, e a expectativa é que, a partir da próxima semana, retome as votações nos plenários.

Separado
Embora ainda sem confirmação oficial, interlocutores da Presidência, da Casa Civil e da Secretaria de Governo dizem que a reunião com os líderes do Senado ocorrerá na segunda (15) e com os líderes da Câmara, na terça (16).

Expectativa
Segundo esses interlocutores, a expectativa é que a presidente explique o atual cenário econômico e faça um apelo aos parlamentares para que o Congresso aprove a volta da CPMF, a reforma da Previdência Social e a PEC que prevê a prorrogação até 2023 da Desvinculação das Receitas da União (DRU), temas considerados prioritários para o governo.

Responsáveis pela interlocução do governo federal com o Congresso, os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Jaques Wagner (Casa Civil) devem participar do encontro.

Coordenação política
Paralelamente às reuniões com deputados e senadores, a presidente também deve retomar na semana que vem as reuniões da coordenação política do governo. O grupo é formado pelos ministros mais próximos dela e, nos encontros semanais, avalia o cenário político e define as estratégias que o Planalto deve adotar para que o país supere as crises política e econômica.

E ainda
A última reunião da coordenação política ocorreu em dezembro do ano passado, mas, enquanto o Congresso Nacional estava em recesso, o grupo não foi convocado pela presidente. A expectativa é que a reunião ocorra na segunda-feira (15), no Palácio do Planalto.

Com informações do G1


Curtir: