Nacional
Atualizado em: 19/06/2011 - 4:58 pm

Depois de muita repercussão e das análises mais variadas de jornalistas e políticos Brasil a fora, decidi abrir espaço aqui na coluna PolítiKa para saber o que os leitores pensam sobre as palavras da presidente Dilma Rousseff na carta publicada no site que presta homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Foram apenas 150 palavras. O suficinte para gerar muita polêmica. No texto, recheado de elogios, Dilma Rousseff vai muito além de uma deferência protocolar, uma manifestação formal e destaca a trajetória política do tucano classificando FHC como“acadêmico inovador”, político habilidoso” e “o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica“.

“Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje”, diz trecho da carta assinada por Dilma Rousseff e publicada no site (www.fhc80anos.com.br) em comemoração ao aniversário do tucano comemorado no sábado (18/06).

Ok. Mas o que Dilma pretende com esses elogios? O discurso político do grupo ligado a Dilma Rousseff prega radicalmente o contrário do que a presidente defendeu na carta. Admitir que Fernando Henrique foi“o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação”, pode até fazer justiça a história do tucano, mas contradiz a história contada por lideranças intimamente ligadas a Dilma Rousseff, entre as quais, o ex-presidente Lula.  

Seria uma tentativa de abrir o diálogo com a oposição? Uma forma de mostrar uma identidade própria, afastando a sombra de seu antecessor? Teria Dilma conversado com o amigo Lula antes de assinar a tal carta? Enfim, o que a manifestação de Dilma Rousseff representa?

Leia a carta abaixo e tire suas próprias conclusões.

“Em seus 80 anos há muitas características do Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.

Mas quero aqui destacat também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje.

Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito.

Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.

Querido Presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!

Dilma Rousseff”

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me