Nacional

Dilma enviará proposta de plebiscito na próxima semana ao Congresso

Bem acompanhada? Dilma entre Michel Temer e Renan Calheiros. Foto: Agência Brasil
Bem acompanhada? Dilma entre Michel Temer e Renan Calheiros. Foto: Agência Brasil

A presidente da República, Dilma Rousseff, deverá enviar ao Congresso Nacional, já na próxima semana, uma proposta de plebiscito sobre a reforma política. A informação foi divulgada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), após reunião com Dilma e senadores da base governista.

Sem detalhamento
Renan explicou que não houve detalhamento das questões a serem apresentadas no plebiscito. Para ele, o governo vai sugerir e o Congresso vai dar o formato final aos itens.

“Não se aplica”
Na avaliação de Renan, um referendo – como tem sido proposto pela oposição – “não se aplica” ao momento que o Brasil está vivendo. Ele disse que, se o Congresso ainda não conseguiu fazer uma reforma política, não pode submeter “o que não fez” à análise do povo.

Ah tá!
Segundo ele “o espírito do Congresso” é aprovar o plebiscito. Ele reconheceu que alguns temas da reforma política podem soar complexos para a população, mas avaliou que a campanha na TV e no rádio pode esclarecer o cidadão sobre o assunto. “Plebiscito é importante, pois canaliza a energia que vem das ruas”, disse.

A vez da oposição
Na segunda-feira (1°), a presidente Dilma Rousseff pretende reunir com opositores, tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, para discutir sobre reforma política. Conforme Renan Calheiros, o encontro irá ocorrer antes do envio da proposta de plebiscito.

Com informações do Senado Federal


Curtir: