Ceará

Dilma inclui Ceará em roteiro da agenda positiva para anunciar recursos

Dilma inclui Ceará em roteiro da agenda positiva para anunciar recursos
Dilma inclui Ceará em roteiro da agenda positiva para anunciar recursos

Os petistas ainda estão acertando os últimos detalhes, mas tudo indica que a presidente Dilma Rousseff (PT), em breve, desembarca em solo cearense. Informações extraoficiais dão conta de que Dilma fará um giro pelo país aconselhada pelo ex-presidente Lula.

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT), confirma a possibilidade de visita ao Estado do Ceará, entretanto, adianta que a mesma ainda está sendo costurada.

Estratégia
A estratégia seria percorrer o país, num esforço para tentar reverter o desgaste e criar uma agenda positiva para o governo. E um dos destinos deve ser o Ceará. As costuras devem ser realizadas nos próximos dias quando Dilma receberá o governador Camilo Santana (PT) em conversa no Palácio do Planalto, segundo revelou o deputado José Guimarães à reportagem. A prioridade do governo, neste momento, é ampliar o debate sobre as medidas de ajuste econômico, tomadas no início do mandato para recuperar a credibilidade da presidente.

Lula
Antes do carnaval, Lula teve um encontro com Dilma e, conforme publicado na ocasião, o petista sugeriu uma reunião com os governadores e prefeitos, com o objetivo de explicar as iniciativas tomadas para “pôr a economia nos trilhos” e angariar apoios para a votação das medidas impopulares no Congresso, como o endurecimento das regras de acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial. A tática seria adotar uma “nova estratégia”.

Seca
Entre os anúncios a serem feitos em terras alencarinas estão mais recursos para o programa Cinturão das Águas, que, recentemente, foi alvo de críticas devido a paralisação de alguns trechos, por conta da demissão de trabalhadores. “Ela vai viajar para anunciar um maior volume investimentos para área de recursos hídricos.”, disse Guimarães, acrescentando que o Governo está empenhado em contribuir para o enfrentamento da seca no Nordeste.

Sei…
O deputado, porém, negou que o giro de Dilma pelos principais estados brasileiros seja uma orientação de Lula. Questionado sobre o assunto, Guimarães foi enfático. “Primeiro, não há crise. O que há é uma crise política devido à (Operação) Lava-jato e impactou o Congresso e isso desestabilizou a política. O governo não tem nada a ver com isso”, disse o petista, salientando que a oposição tenta “navegar” na situação para desestabilizar o Governo e, assim, a presidente Dilma.

Sobre o ajuste fiscal, Guimarães disse que o pacote econômico, diferente das diversas especulações, moraliza os direitos e acaba com a corrupção.

Rapidinho
Será a primeira visita da presidente após a reeleição e não será apenas uma pauta administrativa, mas festiva, se depender dos aliados. No ano passado, Dilma esteve no Ceará, mas para uma visita rápida durante a campanha eleitoral. Na ocasião, ele inaugurou o conjunto habitacional Cidade Jardim, entretanto, evitou manifestações devido ao embate entre dois aliados pelo Governo do Estado – o governador Camilo Santana, apoiado pelo então governador Cid Gomes, hoje ministro da Educação, e o senador Eunício Oliveira (PMDB).

Com informações do OE


Curtir: