Economia

Distribuição dos royalties deve ser votada logo após as eleições, diz Marco Maia

Distribuição dos royalties deve ser votada logo após as eleições, diz Marco Maia. Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara Federal, Marco Maia, disse na terça-feira (18) que o projeto que trata da distribuição dos royalties da produção e exploração de petróleo (PL 2565/11) deve ser votado ainda este ano.

“Já temos, praticamente, um acordo para votação desta matéria. Há um bom entendimento entre os parlamentares e eu pretendo colocar o tema em votação logo depois das eleições. Talvez seja o tema mais importante que teremos que votar no próximo período”, disse.

De olho no caixa
Marco Maia afirmou que o projeto precisa ser votado porque as prefeituras passam por dificuldades financeiras. “Os municípios brasileiros estão todos, neste momento, enfrentando dificuldades financeiras que precisam ser compensadas de alguma forma”, defendeu.

“Os royalties são uma forma de compensar essas dificuldades, que vêm da queda do crescimento da economia e da política de desoneração que está sendo praticada pelo governo, que acaba diminuindo as arrecadações dos municípios”, completou.

Sem acordo
O presidente da Câmara ressaltou que, assim como aconteceu com o projeto do Código Florestal, dificilmente haverá consenso na votação da distribuição dos royalties. Entretanto, segundo ele, é possível chegar a um acordo de maioria que represente quase 90% dos deputados.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


Curtir: