Ceará Corrupção

Dois dias depois da prisão, Justiça libera prefeita e mais 11 detidos por corrupção eleitoral

Nara
“Nara do Mauro” é filha do ex-prefeito Henrique Mauro de Azevedo Porto, que também foi preso

O desembargador Antônio Sales, do Tribunal Regional Eleitoral, expediu um habeas corpus para a liberação da prefeita eleita em Trairi e de mais onze pessoas presas por envolvimento em corrupção eleitoral na cidade.

O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, afirmou que vai estudar a decisão tomada na noite da última quinta-feira (22) para definir se vai apresentar algum recurso para impedir a liberação dos acusados de corrução eleitoral, formação de quadrilha e transporte irregular de eleitores.

Na terça-feira (20), uma operação da Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Eleitoral, prendeu a prefeita eleita Regina Nara Batista Porto e mais onze pessoas por corrupção eleitoral e formação de quadrilha. O promotor de justiça de Trairi, Igor Pereira, afirmou que a operação cumpriu doze mandados de prisão. “Além da prefeita eleita, foram presos o vice Ademar Barroso, o verador eleito Henrique Mauro Filho, que é irmão da prefeita, e o ex-prefeito Henrique Mauro de Azevedo Porto”, diz.

 Pai
O ex-gestor Henrique Mauro é pai da prefeita eleita e foi capturado já num posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em Paracuru, quando tentava fugir da operação da PF. As doze pessoas foram presas e levadas para a delegacia da cidade.

 Escuta telefônica
A iniciativa da investigação aconteceu após a constatação do conteúdo criminoso de algumas conversas telefônicas interceptadas judicialmente no telefone do então candidato à vice-prefeito.

 Os áudios captados pela Polícia Federal, bem como as investigações preliminares, revelaram a atuação articulada da quadrilha para a prática de fatos criminosos em quatro núcleos: corrupção eleitoral de execução sucessiva e reiterada, como a entrega de dinheiro, promessa de vantagens pessoais e materiais, tais como pagamento de poços profundos, material de construção, vales combustíveis, aquisição de remédios, empregos na futura gestão municipal, certidão de nascimento, transporte de pessoas etc;

Lista dos detidos

Regina Nara Batista Porto (candidata eleita ao cargo de prefeita municipal de Trairi/CE);
José Ademar Barroso (candidato eleito para o cargo de vice-prefeito municipal);
Henrique Mauro de Azevedo Porto (pai da Prefeita eleita);
Henrique Mauro de Azevedo Porto Filho (vereador de Trairi e candidato eleito para o mesmo cargo);
Carlos Gustavo Monteiro Moreira (eleito para o cargo de vereador);
José Soares de Sousa (candidato ao cargo de vereador);
Adaílton do Canaã;
Erasmo Izaías da Costa
Regina Alves de Castro;
Pedro Moreira Neto;
“Toinha”;
“Nazareno” ;

Com a colaboração de Alan Barros


Curtir: