Ceará

Dois funcionários do Colégio Christus são indiciados por vazamento do Enem

Questões da prova teriam sido retiradas de pré-teste

Dois funcionários, dentre eles um professor, do Colégio Christus foram indiciados por estelionato no caso do vazamento de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

Segundo a Polícia Federal, em Brasília, o inquérito com a denúncia foi encaminhado para o Ministério Público Federal no Ceará e passará por apreciação do Procurador da República, Oscar Costa Filho.

A partir de agora, o Procurador vai decidir se oferece denúncia contra os acusados. Em entrevista ao Portal Jangadeiro Online, Oscar Costa Filho disse que recebeu o documento na tarde desta terça-feira (17) e que vai se pronunciar sobre o caso em instantes.

Envolvidos
As investigações apontaram que os funcionários indiciados estavam envolvidos diretamente na aplicação do pré-teste das questões do Enem no colégio, em outubro de 2010.

Procurada pela produção da TV Jangadeiro, a diretoria do Colégio Christus preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Leia mais:
Polícia Federal abre inquérito para investigar irregularidades no Enem
Procurador Federal confirma vazamento de questões do Enem 2011

Mais alunos podem ter questões do Enem anuladas, diz Veja

Candidatos do Enem terão acesso à correção da redação a partir deste ano

Pré-testes
Segundo o Ministério da Educação, os alunos do colégio de Fortaleza participaram de um pré-teste das questões que são aplicadas no Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os testes seguem procedimentos sigilosos.

Apenas os alunos têm acesso aos cadernos durante a aplicação que é acompanhada por três fiscais em cada turma. A nota afirma também que todos os cadernos foram devolvidos e devidamente conferidos e que não houve extravio do material.

Anulação
A Justiça Federal no Ceará chegou a determinar a anulação das questões similares para todos os estudantes que se submeteram ao Enem. Porém, o Ministério da Educação entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que suspendeu a liminar.

Com a decisão, as questões foram canceladas para 1.139 alunos do colégio e do cursinho Christus, que tiveram a nota recalculada.

Resultados
O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal parâmetro para o ingresso de estudantes nas principais universidades públicas do Brasil. O resultado final das provas foi divulgado no final de dezembro de 2011.

Redação Jangadeiro Online