Bastidores

Dois nomes já disputam a presidência da Câmara de Fortaleza

Nos bastidores, Salmito já estaria articulando sobre o processo de eleição da Mesa. Foto: Genilson de Lima/CMFor
Nos bastidores, Salmito já estaria articulando sobre o processo de eleição da Mesa. Foto: Genilson de Lima/CMFor

Logo após o resultado das eleições, a discussão sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza, para o biênio 2017/2018, começou a tomar conta dos bastidores políticos.

Nomes, inclusive, despontam como pré-candidatos à presidência da Câmara. Caso do do atual presidente da Casa, vereador Salmito Filho (PDT), e do vereador Elpídio Nogueira, também do PDT, que, segundo alguns parlamentares, já trabalham para assegurar o maior apoio.

Articulação
O assunto, no entanto, ainda deve ser conversado com o prefeito Roberto Cláudio e com a executiva do PDT, tendo em vista que dois correligionários estão de olho no cargo. Na verdade, os vereadores estão aguardando o rearranjo do governo e, portanto, têm até dezembro, para definir o cenário. Isso porque, segundo os parlamentares ouvidos pelo jornal O Estado, articula-se para que haja uma eleição de consenso, assim como aconteceu em 2015 da CMFor e como já virou tradição na Assembleia Legislativa, onde os nomes para a “disputa” são apresentados em chapa única após intensa negociação nos bastidores.

Salmito
Por falar em bastidores, Salmito é apresentado com um dos nomes “fortes” na disputa, uma vez que já estaria com a “campanha na rua”. Inclusive, ele já manteve contato com alguns parlamentares. Salmito já foi presidente da Casa entre 2009 e 2010. Em 2015, Salmito deixou a secretária de Turismo e retornou ao Legislativo e, novamente, se elegeu com apoio de RC. Na ocasião, ele conseguiu apoio necessário e lançou chapa única. À época, afirmou que seu desafio seria para reverter “momento delicado” em que a Câmara estava atravessando, com as denúncias contra o então vereador Aonde É, que acabou pedindo renúncia do cargo.

Não é a primeira vez
Em 2008, Elpídio foi derrotado para a presidência por Salmito Filho, apesar de, à época, ter o apoio da então prefeita Luizianne Lins (PT) e do então governador Cid Gomes (hoje no PDT). Seu irmão, o deputado estadual Dr. Sarto (Pros), inclusive, nos bastidores, aparece como articulador da candidatura de Elpídio desta vez. Ambos possuem relações próximas como o prefeito Roberto Cláudio. Alguns dos seus colegas, que disseram ter conversado com Elpídio, confirmaram sua disposição de ir para a disputa, embora suas movimentações ainda sejam discretas. Outros, por sua vez, evitam tecer comentários.

Aliado do deputado Sarto, o vereador Antônio Henrique (PDT) disse desconhecer a pretensões de Elpídio. Questionado se teria conversado com o parlamentar sobre o assunto, Henrique disse não saber do interesse do correligionário. “Conversei recentemente, mas ele não tocou no assunto”, pontuou, sem descartar a possibilidade. A reportagem tentou contato com Salmito e Elpídio, mas até o fechamento não obteve retorno.

O que faz a Mesa
Dentre as competências da Mesa Diretora estão adotar as providências necessárias à regularidade absoluta dos trabalhos legislativos e administrativos; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo municipal; promulgar emendas à Lei Orgânica do Município; elaborar e encaminhar ao Poder Executivo, até a data estabelecida na Lei Orgânica do Município, a proposta orçamentária da Câmara, a ser incluída na do Município; propor projetos de lei que criem ou extingam cargos nos serviços da Câmara e fixem os seus respectivos vencimentos.

E ainda
As decisões da Mesa Diretora serão deliberadas pela maioria absoluta de seus membros efetivos. Além da competência já listadas, são de exclusividade da Mesa Diretora da Câmara a iniciativa das leis que disponham sobre autorização de aberturas de créditos suplementares ou especiais, através do aproveitamento total ou parcial das consignações orçamentárias da Câmara; organização dos serviços administrativos da Câmara, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções e fixação da remuneração.

Com informações do OE


Curtir: