Ceará Conexão Assembleia

Domingos Filho detalha bastidores da política no Conexão Assembleia

Ex-vice-governador do Ceará e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Domingos Filho fez uma análise do cenário político nacional e estadual, em entrevista ao Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta segunda-feira (22/11). Em sua trajetória política, foi deputado estadual de 1994 a 2010, quando eleito vice-governador em chapa encabeçada por Cid Gomes.

Na entrevista à jornalista Kézia Diniz, Domingos Filho comentou a importância da inauguração da FM Assembleia, em 2007, para a transparência do Poder Legislativo. “O sistema de comunicação que nós abrimos fortaleceu a TV Assembleia, fazendo chegar o sinal da TV ao interior. Quando construímos o complexo das comissões técnicas, nós precisávamos garantir uma interação entre o representado, o cidadão, com o representante, que é o deputado”, assinalou.

De acordo com o ex-presidente da AL, a TV, a rádio, o site, o jornal e a revista permitiram isso. “O que estamos fazendo agora é dialogar mais com a população através da comunicação social”, reflete o ex-presidente da Assembleia Legislativa.

Domingos Filho permaneceu no cargo de vice-governador do Ceará até 2014, quando foi sucedido por Camilo Santana e Izolda Cela. Atualmente, é presidente estadual do PSD, legenda que, segundo ele, tem incentivado a participação feminina na política, apoiando candidaturas de mulheres em diferentes cargos eletivos.

Mulheres na política
Ao avaliar a representatividade feminina na política brasileira, atendendo questionamento da deputada Érika Amorim (PSD), Domingos Filho informou que o partido faz encontros de mulheres só com mulheres. Segundo ele, “as mulheres têm as coisas das mulheres, as conversas só das mulheres”. “É uma quebra de paradigma, é razoável que essas conversas sejam internas. Nelas, as mulheres que têm mandato podem compartilhar experiências. Como a Érika Amorim, que é a presidente do PSD Mulher no Estado e nossa representação na Assembleia. Esse tipo de liderança é uma liderança pelos exemplos e pelo convencimento”, analisa.

Candidatura
Uma das principais lideranças políticas do Estado, Domingos Filho revelou que se anima a uma candidatura ao Governo do Ceará, caso as circunstâncias políticas levem a essa condição. Ele explica ainda como costuma se dar os bastidores do cenário político nos estados. “É legítimo que todos os partidos queiram disputar os cargos principais: governador, senador e vice-governador. São muitos os partidos. Portanto, a maioria dos partidos não vai estar presente nessa chapa. Os episódios em uma eleição estadual linkada com uma eleição federal ocorrem dia a dia, e isso altera os cenários locais”, relata.

Centro
Domingos Filho avaliou ainda o cenário eleitoral nacional, ressaltando a tese de que uma candidatura de centro tem grandes chances de ganhar as eleições presidenciais em um eventual 2º turno. “O mundo político tem uma convicção: se for um candidato do centro, seja centro-esquerda ou centro-direita, para o 2º turno, será o presidente da República. O problema é levar esse candidato para o 2º turno. E por isso que tem tantos candidatos, como o Ciro (Gomes), o (Sérgio) Moro, o Rodrigo Pacheco, o (João) Doria, a Simone Tebet, e por aí vai. Todos eles estão de olho nesse vácuo, entre dois candidatos de extrema”, pontuou.

Conexão
Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa fica disponível ainda no podcast rádio. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.


Curtir: