Eleições 2012 Pesquisa

Eleições 2012: Acompanhe os detalhes da nova pesquisa Datafolha/O Povo

O candidato do PMDB à Prefeitura de Santa Quitéria, Fabiano Magalhães, lidera as intenções de voto dos eleitores do município
Eleições 2012 : Acompanhe os detalhes da nova pesquisa Datafolha/O Povo

O instituto Datafolha registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização de um nova pesquisa. A sondagem diz respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza.

Datafolha/OPovo
O instituto Datafolha foi contratado pelo Jornal O Povo. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00079/2012, no último dia 21 de setembro e terá o resultado divulgado no dia 26 de setembro. Os pesquisadores vão ouvir 1.120 eleitores. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Intenção de voto
O questionário tem 18 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza) e sobre a rejeição dos candidatos que disputam à prefeitura de Fortaleza.

Veja também:
Eleições 2012 : Acompanhe os detalhes da nova pesquisa Vox Populi / Jangadeiro

Segundo Turno
O Datafolha ainda questionou o eleitor apresentando cenários de segundo turno da disputa em Fortaleza. O questionário apresenta simulações de seis cenários de confronto entre os candidatos Moroni Torgan (DEM), Elmano de Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT) e Roberto Cláudio (PSB).

Fora
O candidato Inácio Arruda (PCdoB) continua fora das simulações de segundo turno. Na pesquisa Datafolha anterior, o comunista ingressou na Justiça contra a divulgação do levantamento que o deixou de fora da simulação de segundo turno. A Justiça, no entanto, acabou liberando a publicação.

Leia aqui:
Eleições 2012: Inácio contesta pesquisa Datafolha e promete levar questionamento à justiça 

Avaliação
A pesquisa Datafolha também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff.

Certeza
O Datafolha ainda questiona os eleitores sobre a certeza do voto para vereador e sobre os critérios utilizados na hora de escolher o candidato.

Compra de votos
O questionário do Datafolha inclui perguntas sobre  compra de votos quando pergunta se “Alguma vez em época de eleições você recebeu alguma oferta de dinheiro, favor ou benefício para votar em determinado candidato?” e ainda quer saber dos eleitores se “na sua opinião, os brasileiros, de modo geral, se, durante a época de eleições, recebessem uma oferta de dinheiro, favor ou algum outro benefício para votar em determinado candidato, aceitariam ou não?”.

Metodologia de pesquisa
Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do município de Fortaleza com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

Questionário
Veja aqui o questionário completo.


Curtir: