Ceará Eleições 2012

Eleições 2012: Cid Gomes “troca ideias” com Lula

Encontro entre Lula e Cid durou cerca de uma hora. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O governador Cid Gomes se reuniu nesta terça-feira (22), em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na agenda, a aliança eleitoral em Fortaleza e os investimentos feitos no Ceará, incluindo a instalação de uma siderúrgica e de uma refinaria no Estado.

Aliança PT PSB
A assessoria de Cid Gomes  não divulga a informação, mas a sucessão para a Prefeitura de Fortaleza, com a possível manutenção da aliança entre PT e PSB nas eleições de 2012, foi um dos assuntos debatidos entre Cid e Lula, conforme adiantou o próprio governador na última sexta-feira.

O governador declarou, na sexta-feira (18), após reunião com os governadores do Nordeste, que “meu partido [o PSB] é que decide as coisas, agora, eu quero conversar com ele [Lula], quero ouví-lo, quero trocar ideias com ele”.

Leia ainda: 
Ferrucio admite “sonho” de ser prefeito de Fortaleza e Cid diz que vai tratar de aliança com Lula 
    

Eleições 2012: Lula já articulou acordos em pelo menos cinco capitais. Fortaleza ainda não está na lista 

Eleições 2012: Inácio reafirma candidatura para prefeitura de Fortaleza durante Festa dos 90 anos do PCdoB no Ceará

Pesquisas
Sobre o quadro eleitoral na capital cearense, Cid Gomes tem em mãos o resultado da pesquisa encomendada ao IBOPE pelo PSB, que mostra a rejeição do eleitorado a uma aliança entre o PSB e um candidato apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT).

Leia ainda:
Eleições em Fortaleza: IBOPE mostra que Inácio e Moroni largam na frente seguidos de perto por Heitor Férrer e Marcos Cals

Elmano e a aproximação com socialistas
Na semana passada, o pré-candidato do PT, Elmano Freitas participou de conversas com o ex-ministro Ciro Gomes, com o chefe de gabinete do governador, Ivo Gomes (ambos irmãos de Ciro) e com o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho. Em pauta, a aproximação com socialistas diretamente ligados ao processo de escolha do PSB na sucessão municipal em Fortaleza.

A conversa com Lula e Dilma
No final de abril, o governador já havia revelado uma conversa que teve com a presidente Dilma Rousseff sobre a composição entre PT e PSB. Na ocasião, Cid disse que iria tratar da articulação eleitoral com o ex-presidente Lula.

“Eu já, rapidamente, conversei com a presidenta Dilma sobre sucessão municipal e o silêncio, muitas vezes, fala mais do que um grande discurso. Para mim, ficou o indicativo de que a presidenta Dilma deverá ter um papel mais preocupado com governar o País do que o papel eleitoral. Acho que o presidente Lula deverá ter um protagonismo eleitoral maior e eu já manifestei o desejo conversar com ele. E o presidente nacional do partido (Rui Falcão) também já me procurou para conversar e eu disse que estou às ordens”, revelou o governador.

Agenda
Em seguida, o governador Cid Gomes visitou na tarde desta terça-feira (22), em Caldas, Minas Gerais, uma unidade de tratamento de minério das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), onde existe uma planta piloto com tecnologia brasileira para extração de urânio. O objetivo foi conhecer o modelo que será utilizado também na unidade de Santa Quitéria (Usina de Itataia), no Sertão central do Ceará, onde será produzido ácido fosfórico e extraído urânio. Na planta piloto foi feita britagem e moagem de concentração mineral, produção de ácido fosfórico e adequação para extração de urânio.

Santa Quitéria
O projeto da unidade de Santa Quitéria para exploração e beneficiamento do minério de fosfato associado a urânio deverá ser de US$ 350 milhões com capacidade para extração de 1.500 toneladas de urânio por ano. Nesta quarta-feira (23), em Brasília, Cid Gomes terá um café-da-manhã com a bancada federal do Ceará, na Representação do Ceará no DF.


Curtir: