Eleições 2012

Eleições 2012: Distribuição do tempo de propaganda no Horário Eleitoral será refeita

Propaganda gratuita começa em 21 de agosto;

A Comissão da Propaganda Eleitoral em Fortaleza convocou para a manhã deste domingo (12) uma nova audiência para definir o tempo dos candidatos e das coligações de Fortaleza no Horário Eleitoral Gratuito, nas Eleições 2012. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o motivo foi a mudança de partido de 51 deputados titulares de mandato, que perderam cadeiras na Câmara Federal, alterando a representação partidária.

Troca
De acordo com o TRE, todos os parlamentares migraram de vários partidos diferentes para o Partido Social Democrático (PSD). Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a nova audiência, com base na alteração da representação dos partidos para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, nas eleições municipais deste ano.

Leia ainda:
Eleições 2012: Definido tempo dos programas dos candidatos no Horário Eleitoral no rádio e na TV

Distribuição
Segundo o TRE, nas segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos as propagandas dos candidatos a prefeito. Nas terças, quintas e sábados, as dos que disputam os cargos de vereadores. Nos domingos, não haverá propaganda; apenas serão mantidas inserções em intervalos. No rádio, os horários são entre 7h e 7h30 e entre 12h e 12h30. Na TV, das 13h às 13h30 e das 20h às 20h30.

Como é calculado
Segundo a lei eleitoral, dois terços do tempo dos candidatos são distribuídos conforme a representação na Câmara dos Deputados. O restante é dividido igualmente entre todos. Para o cálculo, os juízes coordenadores utilizam um programa da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, que tem as novas alterações feitas na composição dos partidos na Câmara Federal.

E ainda
Assim como em Fortaleza, a Corregedoria Regional Eleitoral também recomendou aos juízes das demais zonas eleitorais do interior do Ceará que observem a necessidade ou não de realizar nova distribuição do tempo dos partidos/coligações no Horário Eleitoral Gratuito, que começa no próximo dia 21 de agosto e segue até 4 de outubro.

Com informações do TRE


Curtir: