Eleições 2012

Eleições 2012: PR anuncia apoio ao PT em Fortaleza; Antônio Mourão pode ficar na vice de Elmano

Elmano de Freitas, Lúcio Alcântara e Acrísio Sena. Foto: Kézya Diniz/Via Instagran

Agora é oficial: PR e PT vão marchar juntos na disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2012. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (26) por lideranças das duas legendas, em entrevista coletiva na Câmara Municipal de Fortaleza.

Contrariando expectativas, o nome do candidato a vice-prefeito não foi divulgado. Nos bastidores, a informação é de que o psiquiatra Antônio Mourão seria indicado para compor a chapa encabeçada por Elmano de Freitas.

União
Durante coletiva, o presidente do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara, disse que a aliança com o PT não representa apenas uma união de siglas e sim uma composição com razões éticas e políticas.

Elmano de Freitas disse que vai, até o último momento, procurar aliança com partidos que fazem parte da base de apoio do PT em nível federal. “Essa é uma orientação do nosso ex-presidente Lula”, enfatizou.

Contra a hegemonia
O presidente do PR ressaltou que a aliança com o PT permite a formação do “pólo político partidário para oferecer uma alternativa ao eleitor de Fortaleza”. Para Lúcio Alcântara, a ideia é polarizar a disputa com o grupo político do governador Cid Gomes que, segundo afirmou, quer “criar uma hegemonia para sufocar o diálogo” prejudicando a democracia.

Ética
Lúcio Alcântara diz que já fez críticas “pontuais” a administração da prefeita Luizianne Lins mas que em nenhum momento perdeu o “respeito pela figura da detentora do poder público municipal”. O republicano ressaltou ainda que na gestão petista não pesam marcas de escândalos de corrupção.

“Não tem consignado, não tem banheiro, não tem jatinho. Até agora a prefeita Luizianne tem sido cumpridora da ética”, disse citando denúncias contra a gestão de Cid Gomes no governo do Estado.

Vice
Lúcio Alcântara admitiu que foi convidado para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Elmano de Freitas mas disse que declinou da proposta porque perdeu o prazo de desincompatibilização. O republicano é presidente do Instituto do Câncer do Ceará e, como dirigente, deveria ter deixado o cargo no mês de junho para ficar disponível na disputa eleitoral.

Na quarta
Durante o anuncio da aliança entre PT e PR, existia a expectativa de que o Partido da República indicasse o candidato a vice-prefeito, o que não aconteceu e a indefinição continua. O PT vai reunir os partidos aliado na quarta-feira para definir quem será o vice na chapa encabeçada por Elmano de Freitas.

Nomes como o do suplente de deputado estadual, Capitão Wagner, e da deputada estadual Fernanda Pessoa são citados entre os possíveis indicados.

Mourão
Nos bastidores, a informação é que o psiquiatra Antônio Mourão será indicado como candidato a vice-prefeito de Fortaleza.  O nome teria sido definido em reunião na segunda-feira (25).

Aliança
A aliança eleitoral de sustentação da candidatura de Elmano de Freitas conta com a adesão dos seguintes partidos: PV, PTN, PSC, PTdoB, PR, PT, PRTB, PTC (Existe uma briga interna pelo comando do partido. A definição de apoio ainda depende de decisão da justiça) e PRP (a anúncio, por enquanto, é apenas verbal).

Acompanhe na reportagem do Jornal Jangadeiro:
[youtube]http://youtu.be/5tODmoSLeAI[/youtube]


Curtir: