Eleições 2012 Partidos

Eleições 2012: Presidente do PT vai a Sobral para discutir aliança com Cid Gomes

Rui Falcão acompanhado de Luizianne, Artur Bruno e José Guimarães. Bruno é um dos nomes que ganhou força nos últimos dias. Seria uma das apostas de Luizianne para manter a aliança com Cid Gomes. Foto: Divulgação/PT

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, tem encontro marcado neste domingo (03) com o governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, no município de Sobral, reduto político dos Ferreira Gomes. O petista vem ao Ceará para participar do encontro da legenda, em Fortaleza, que deve escolher o nome do candidato para a sucessão de Luizianne Lins.

Leia aqui: Eleições 2012: PT define pré-candidato à prefeitura de Fortaleza no domingo

Em pauta, a articulação para continuidade da aliança eleitoral entre PT e PSB na eleição de Fortaleza.

Nomes e bastidores
Durante a conversa, Rui Falcão vai ouvir de Cid Gomes que a aliança do PSB com o PT não vai continuar caso o candidato indicado pelo partido seja mesmo Elmano de Freitas, secretário de Educação do Município e preferido de Luizianne para sua sucessão.

Cid Gomes tem Camilo Santana, secretário das Cidades, como o candidato preferencial do PT para a manutenção da aliança. Correndo por fora, o nome do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ganhou força e já conta com a simpatia de lideranças de outras legendas como o PMDB, por exemplo.

Outro que ganhou força nos últimos dias foi o deputado federal Artur Bruno. Até mesmo Luizianne Lins já estaria cogitando a possibilidade de apontar o parlamentar como representantes do PT para a disputa. Bruno pode ser a aposta para evitar o rompimento. O deputado José Nobre Guimarães tem costurado encontros para viabilizar o acordo entre os dois partidos.

Veja ainda:
Vídeo: Cid Gomes diz que não deve nada a Luizianne e que os dois já estão quites

Leia ainda:
“Eu tenho ligado para o governador, ele não atende o telefone e eu não sei o que posso fazer mais”, diz Luizianne
Eleições 2012: Cid Gomes “troca ideias” com Lula  

Sem aliança
Caso o PSB decida por disputar a eleição sem a companhia do PT, terá o apoio do PMDB de Eunício Oliveira. A possível composição teria um peemedebista como candidato a vice-prefeito. Os nomes citados são o do deputado estadual Danniel Oliveira e o do vice-presidente da legenda, Galdêncio Lucena.

Já no PSB, os nomes mais cotados são: Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa; Ferrucio Feitosa, secretário Especial da Copa (pelo menos até a próxima semana. Leia aqui); e o secretário da Fazenda, Mauro Filho (este com o apoio de Ciro Gomes).

Leia ainda:
“Lula se comprometeu a ajudar no processo sucessório em Fortaleza”, diz Luizianne após encontro em São Paulo


Curtir: