Eleições 2012

Eleições 2012: Psol debate programa ambiental em visita à Barra do Ceará

Psol discute programa ambienteal neste sábado

O programa de governança da Coligação A Fortaleza que nos move (PSOL / PCB) será apresentado às margens do Rio Ceará, neste sábado (21), a partir das 8h30. A discussão integra a 1a Jornada Eco+socialista, que terá início com uma visita guiada pelo professor da Universidade Federal do Ceará, Jeovah Meireles, ao manguezal do Rio Ceará.

Revista
Na ocasião, também será lançada a Revista Ecossocialista do PSOL, a qual contém o acúmulo das discussões e propostas do partido para enfrentar a crise ambiental que atinge o planeta e que traz consequências drásticas à vida na cidade. Para apresentar a publicação, o evento contará com a participação do historiador fluminense Miguel Borba de Sá.

Espaço privilegiado
Para o candidato do PSOL à Prefeitura de Fortaleza, Renato Roseno, a discussão sobre a questão ambiental deve ocupar espaço privilegiado nestas eleições. “Fortaleza cresce desordenamente e, dentre as implicações vinculadas a isso, temos a diminuição da cobertura vegetal da cidade. Perdemos 90% da nossa cobertura vegetal em 35 anos. Temos hoje menos de 4m² de área verde por habitante, o que é um terço do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde”, alerta.

Em números
O desafio ambiental é evidenciado por outros números: a capital cearense possui um déficit habitacional de 77.615 unidades; 54.690 domicílios sem banheiro, 223.715 (42% do total) domicílios sem infra-estrutura e 69.995 domicílios vagos. Conta, além disso, com 632 favelas e 103 áreas de risco, com a estimativa de 900 mil pessoas e 22 mil famílias em cada uma.

Serviço: 1a Jornada Eco+Socialista: Visita guiada pelo professor Jeovah Meireles ao Manguezal do Rio Ceará Lançamento da revista ecossocialista do PSOL, com a presença do historiador Miguel Borba de Sá Apresentação do Eixo Natureza do programa da Coligação A Fortaleza que nos Move
Data: 21 de julho (sábado)
Horário: 8h30
Local de encontro: Pier da Barra, localizado embaixo da Ponto do Rio Ceará

Perfis
Jeovah Meireles é ambientalista e professor do Mestrado e Doutorado em Geografia da UFC. Um dos principais nomes do movimento ambientalista no Ceará, Meireles é reconhecido pela luta pela preservação das áreas verdes e pela defesa dos povos indígenas no Estado.

Miguel Borba de Sá, formado em História pela UFRJ, mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Essex (Inglaterra). Professor de Relações Internacionais das Universidades Candido Mendes e PUC-Rio, pesquisador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS.


Curtir: