Eleições 2012

Eleições 2012: PSOL propõe ampliação de áreas de proteção ambiental

PSOL propõe ampliação de áreas de proteção ambiental. Foto: Divulgação

Uma mobilização da candidatura de Renato Roseno Prefeito (Psol) à prefeitura de Fortaleza marcou presença na Barra do Ceará, no sábado (21). A região, uma Área de Preservação Ambiental (APA), sofre, segundo representantes do Psol,  com a ameaça que vem da especulação imobiliária e mesmo do poder público.

O grupo ligado a Roseno afirma que existe o interesse de construir um estaleiro na região “expressando contraposição à lógica de ocupação territorial que destrói a natureza”, ao longo do percurso sobre as águas do Rio Ceará, ambientalistas e apoiadores juntaram-se aos candidatos do PSOL para debater a situação ambiental e as propostas apresentadas pela Coligação A Fortaleza que nos move (PSOL / PCB).

“Precisamos encarar a crise ambiental que atravessa o mundo e que repercute sobre as cidades. Seremos cinco milhões de moradores da Região Metropolitana de Fortaleza em 2026, quando Fortaleza completará 300 anos. No entanto, não temos um planejamento estratégico que nos prepare para esse cenário”, alertou o candidato à prefeitura pelo PSOL, Renato Roseno.

Denúncia
Tendo em vista a degradação ambiental que marca a capital cearense, Roseno denunciou o fato de a cidade possuir índices de cobertura vegetal inferior ao defendido pela Organização Mundial de Saúde, bem como cerca de 40% das casas sem saneamento básico.

Guia
A visita teve como guia o professor do curso de Geografia da UFC, Jeaovah Meireles.

Equilíbrio
Já a ambientalista e candidata a vice-prefeita, Soraya Tupinambá, destacou a importância da preservação ambiental para o equilíbrio ecológico da cidade e para a saúde da população. “Assim como a APA do Cocó, aqui na do rio Ceará não existe plano de manejo nem Conselho Gestor. Nos últimos oito anos, o Executivo Municipal destinou para fins de proteção ambiental apenas uma área, a Sabiaguaba. Nós defendemos a regulamentação das áreas que já estão protegidas e a criação de novas Unidades de Conservação em Fortaleza, pois para que uma cidade promova saúde é preciso que o ambiente humano e o natural estejam interligados e em equilíbrio”, defendeu.

Ecossocialismo
Ainda durante a visita da campanha à Barra do Ceará, foi lançada a Revista Ecossocialista do PSOL. A publicação traz uma série de artigos sobre a questão ambiental, dentre eles o texto “O desafio da construção de um mandato municipal ecossocialista”, de autoria do vereador licenciado João Alfredo, no qual as ações e propostas do Mandato Ecos da Cidade são abordadas.


Curtir: