Eleições 2012

Eleições 2012: PT e PMDB devem se enfrentar em 14 de 26 capitais

Luizianne x Eunício: Em Fortaleza PT não abre mão de eleger sucessor de Luizianne Lins enquanto PMDB, que faz parte da gestão, não descarta candidatura própria

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, aliados do PT e do PMDB devem se enfrentar na disputa pelo comando das prefeituras, em 2012, em pelo menos 14 de 26 capitais brasileiras. O confronto é praticamnte o dobro das disputas registradas entre as duas siglas no último pleito municipal.

Parceiros no cenário nacional, PT e PMDB se preparam para disputar o comando de mais da metade das capitais nas eleições deste ano. Com a oposição esvaziada, representantes das duas legendas já avaliam que elas protagonizarão a principal rivalidade no pleito deste ano.

Segundo um peemedebista, o PT terá que “crescer para cima” de aliados. Cruzamento feito pela Folha a partir de dados passados pelas siglas mostra que os partidos podem estar em palanques opostos em 14 das 26 capitais – entre elas São Paulo e Salvador.

Veja o vídeo da entrevista:
Luizianne diz que ficaria “muito feliz” com a eleição do primeiro prefeito negro de Fortaleza  

Leia mais:
Eleições 2012: PT Fortaleza discute conjuntura eleitoral e calendário político
Catanho já aparece como favorito do PT para Eleições de 2012

Haddad diz que campanha começa em fevereiro e PT discute alianças

É quase o dobro das disputas entre as siglas no último pleito municipal, em 2008, quando estiveram em lados diferentes em oito capitais. Por enquanto, os partidos admitem alianças apenas em Goiânia, Rio, Minas, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe.

Com informações da Folha de S. Paulo

Fortaleza
O PT de Fortaleza quer eleger o sucessor de Luizianne Lins (PT) e não admite abrir mão da disputa com candidatura própria para apoiar nenhum partido aliado. A petista foi eleita com o apoio de diferentes partidos, incluíndo o PMDB que ocupa espaço na gestão de Luizianne até hoje.

O detalhe é que os peemedebistas não descartam a candidatura própria contra a gestão da qual fazem parte.  Algumas lideranças da sigla inclusive já se movimentam com o objetivo de fortalecer a proposta de candidatura própria do PMDB em Fortaleza contra a permanência do PT de Luizianne no comando da capital.  

Leia Ainda:
Eleições 2012: PMDB deve liderar em número de candidatos a prefeito nas capitais  
Candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza será conhecido dia 13   
Eleições 2012: PSDB cearense inicia série de encontros com diretórios municipais