Eleições 2012 Partidos

Eleições 2012: PT escolhe Elmano de Freitas como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza

Luizianne, Rui Falcão e Elmano sorriem para o clique do PolitiKa. Foto: Kézya Diniz

O PT de Fortaleza escolheu, neste domingo (03), o secretário de  Educação do município, Elmano de Freitas, como o pré-candidato do partido para a eleição pela prefeitura de Fortaleza. A decisão aconteceu durante o encontro municipal para definir nomes que irão disputar as eleições de 2012.

Após o anúncio, Elmano disse que Fortaleza “inicia um novo ciclo” de cultura política. “Eu tenho certeza de que com essa militância, eu serei o novo prefeito de Fortaleza”, comemorou Elmano de Freitas.

Cid x Luizianne
A escolha de Elmano coloca em risco a aliança com o PSB do governador Cid Gomes e pode ser considerada como uma vitória de Luizianne Lins, uma vez que o secretário é homem de confiança da petista.

Emocionada, Luizianne disse a Elmano: “Você deve ser um prefeito muito melhor do que eu fui e isso só me orgulha”.

Reunião
A reunião aconteceu na manhã de domingo, no Hotel Praia Centro. A escolha dos nomes esteve a cargo dos 300 delegados eleitos pelos filiados na eleição interna realizada no dia 06 de maio em 13 zonas da capital

Bastidores do encontro
O clima de disputa estava estampado na entrada da encontro. Com banda de música e boneco gigante, o deputado federal Artur Bruno se posicionava como peça chave para a manutenção da aliança com o PSB de Cid Gomes.

Guilherme Sampaio, Acrisio Sena e Camilo Santana desistiram da pré-candidatura em favor do secretário de educação do município Elmano de Freitas. O discurso dos três foi o mesmo: o de valorizar a união partidária.

Até mesmo o deputado José Guimarães, principal articulador da aliança entre PT e PSB defendeu a unidade dos petistas à candidatura de Elmano de Freitas

Maioria em festa
No auditório, o cenário a favor de Elmano se concretizava. O pre-candidato preferido pela prefeita foi aclamado pelos militantes. “Bota a estrela no peito, Elmano pra prefeito”, gritavam os petistas.

Após os discursos veio o veredicto dos delegados de partido. Por “ampla maioria”, Elmano de Freitas é o pré-candidato do PT para as eleições municipais.

Durante encontro, PT escolhe Elmano para a disputa pela sucessão municipal. Foto: Kézya Diniz/via Instagram

Na defesa da aliança
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, acompanhou a escolha. Apesar do assédio,ele não quis falar com a imprensa. Ele fica no Ceará e ainda tem reunião marcada com o governador Cid Gomes para discutir a aliança com o PSB.

Mas o objetivo dessa visita deve ir além da escolha do candidato. Rui é mais uma peça de abrangência nacional com poder de barganha para convencer o PSB do governador Cid Gomes a aceitar a indicação de Elmano de Freitas.

O pré-candidato
Em entrevista ao Jornal Jangadeiro ele antecipou o que podem vir a ser as propostas para campanha municipal. O discurso é de continuidade, “corrigindo erros da atual gestão” e avançando nas políticas que deram bons resultados.

“Eu tenho certeza de que com essa militância, eu serei o novo prefeito de Fortaleza”, disse Elmano de Freitas para em seguida completar que: “Nós estamos mudando a cultura política da cidade. Um novo ciclo se coloca para a cidade de Fortaleza”, concluiu.

A Vitória de Luizianne
A escolha de Elmano pode ser considerada como uma vitória da prefeita Luizianne Lins, uma vez que o secretário é homem de confiança da petista.

Agora a prefeita Luizianne Lins, que é presidente do PT no Ceará aposta em seu poder de convencimento e se apega a exemplos de outros estados para garantir a manutenção da aliança com o PSB, mesmo com um nome que desagrade ao governador Cid Gomes.

Em discurso Luizianne não escondeu a emoção com a vitória que revelou a força da petista dentro do PT e enalteceu o nome de Elmano. “Você deve ser um prefeito muito melhor do que eu fui e isso só me orgulha”, disse Luizianne.


Curtir: