Eleições 2012 Pesquisa

Eleições 2012: Tem pesquisa Datafolha no forno. Acompanhe os detalhes aqui

Eleições 2012: Tem pesquisa Datafolha no forno. Acompanhe os detalhes aqui Foto: Kézya Diniz/Via Instagram

O instituto Datafolha já registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização de um nova pesquisa. A sondagem diz respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza.

Datafolha/OPovo
O instituto Datafolha foi contratado pelo Jornal O Povo. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00039/2012, no último dia 6 de setembro e terá o resultado divulgado no dia 11 de setembro. Os pesquisadores vão ouvir 810 eleitores. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Intenção de voto
O questionário tem 16 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a prefeitura de Fortaleza) e sobre a rejeição dos candidatos que disputam à prefeitura de Fortaleza.

Segundo Turno
O Datafolha ainda questionou o eleitor apresentando cenários de segundo turno da disputa em Fortaleza. O questionário apresenta simulações de três cenários em que o candidato Moroni Torgan (DEM) aparece disputando com Elmano de Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT) e Roberto Cláudio (PSB).

Por ficar fora da simulação, o candidato Inácio Arruda (PCdoB) ingressou na Justiça contra a divulgação da pesquisa.

Leia aqui:
Eleições 2012: Inácio contesta pesquisa Datafolha e promete levar questionamento à justiça 

Avaliação
A pesquisa Datafolha também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação da prefeita Luizianne Lins (PT), do governador Cid Gomes (PSB) e da presidente Dilma Rousseff.

Polêmica
O Datafolha ainda questiona os eleitores sobre temas polêmicos como “pena de morte”, “aborto”, “união entre pessoas do mesmo sexo” e “adoção”.

Acquário e Camelôs
O questionário do Datafolha inclui perguntas sobre o Acquário que o governo do Estado pretende construir em Fortaleza  (“Você é a favor ou contra a construção do Acquario Ceará?”) e sobre a retirada dos camelôs do centro da capital (“E você é a favor ou contra a retirada de camelôs das ruas de Fortaleza?”)

Metodologia de pesquisa
Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do município de Fortaleza com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

Questionário
Veja aqui o questionário completo.


Curtir: