Eleições 2014

Eliane assina carta-compromisso com professores e servidores da educação

Eliane assina carta-compromisso com professores e servidores da educação. Foto: Divulgação
Eliane assina carta-compromisso com professores e servidores da educação. Foto: Divulgação

A candidata ao governo do estado do Ceará pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eliane Novais, participou na manhã de segunda-feira (01/09) de conversa com professores e servidores da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Na ocasião, ela assinou uma carta-compromisso. “Nós vamos reafirmar esse compromisso com as universidades públicas do estado do Ceará. Queremos reforçar também o fortalecimento das três universidades públicas estaduais: URCA, UECE e UVA”, disse.

Eliane esteve acompanhada do candidato a vice-governador, Leonardo Bayma e da candidata ao senado, Geovana Cartaxo.

Compromisso
A carta apresenta o compromisso de dar autonomia financeira e acadêmica ao ensino superior estadual. “Como governante, temos que dar essa autonomia às universidades”, disse. Eliane disse que pretende fortalecer a assistência estudantil para garantir que os universitários terminem os estudos e prometeu valorizar os profissionais, servidores e professores do ensino superior. Esse compromisso também está na carta assinada.

Greves
Eliane ainda falou das greves que aconteceram na atual gestão. “No nosso governo, vamos restabelecer o diálogo. Esse governo foi autoritário, esse governo esquece que tem que manter a mesa permanente de negociação com os servidores”, disse.

Um dos parágrafos da carta garante a instauração de política de reposição automática de vagas permanentes em caso de morte, exoneração e aposentadoria de docentes. E pede ainda que o atual governador cumpra com compromisso firmado ao fim da ultima greve das universidades, que seria a realização de concurso para professor efetivo ainda no ano de 2014.

“Precisamos recuperar o ensino superior público. Temos um déficit de aproximadamente 800 professores universitários. Precisamos de concurso público. A infraestrutura de ensino está sucateada. Meu objetivo é de fortalecer as universidades estaduais e dar dignidade aos professores e servidores da educação estadual”, ressaltou.

Diálogo
Eliane ainda garantiu que sua gestão será de maior diálogo com os servidores. “No nosso governo, vamos conversar com as principais entidades representativas, principalmente do ensino superior”, disse.


Curtir: