Greve

Em greve: Professores da rede pública estadual participam de passeata nesta terça

Professores chamam atenção para passeata através de redes sociais na internet

Os professores da rede pública estadual de ensino do Ceará promovem nesta terça-feira (16) uma passeata “em defesa da Educação Pública e de Qualidade”. A concentração do evento, a partir das 15h, será no IFCE, na avenida 13 de Maio. Os educadores cobram a implantação da Lei Nacional do Piso e estão em greve desde o dia 5 de agosto.

O sindicato APEOC, que representa a categoria, defende que a Lei Nacional do Piso Salarial deve repercutir em toda a carreira do magistério, em todos os níveis salariais. Mas a proposta apresentada pelo governador Cid Gomes prevê um sistema de readequação do Plano de Carreira dos Professores à Lei do Piso, o que, segundo os sindicalistas, não agrada a categoria.

Veja ainda:
Sindicato APEOC divulga nota sobre motivo da greve dos professores

Indignados
Os educadores reclamam ainda de uma declaração atribuída ao governador Cid Gomes. Através da mobilização nas redes sociais, os professores afirmam que o governador do Ceará teria dito que “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”. Diante desta declaração, representantes da categoria afirmam que a “resposta a Cid Gomes” será dada durante a mobilização marcada para esta terça-feira (16). 

Hora Atividade
Além da questão salarial, a Lei Nacional do Piso estabelece outros direitos aos educadores como 30% da carga horária para o planejamento das aulas. O estado contesta a determinação e aguarda pronunciamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

Por enquanto, os professores da rede estadual tem direito a apenas 20% e, segundo o governador Cid Gomes, não existe previsão de mudanças.

“Não estamos cogitando em alterar aquilo que é lei estadual, que é 20% da carga horária dos professores reservadas ao planejamento”, disse Cid Gomes durante entrevista no dia 14 de junho de 2011. (Confira a entrevista aqui)

Leia mais:
Professores da rede pública estadual decidem entrar em greve por tempo indeterminado 
Audiência com o governador e Sindicato APEOC acontece nesta quinta 
Negociações não avançam e professores do Estado podem deflagrar greve nesta segunda 


Curtir:


9 thoughts on “Em greve: Professores da rede pública estadual participam de passeata nesta terça

  1. Esse é o Governador do Ceará, sr. Cid Gomes, que após ter tentado, na justiça, barrar uma lei benéfica para a educação, faz comentários lamentáveis sobre o papel do educador. Sem dúvida os professores trabalham também por gosto. Mas antes de tudo são profissionais, com vários anos de estudos aprofundados! Muitos com pós-graduação (especialização e/ou mestrado). Nesse sentido devem ser valorizados dignamente, a começar através de salários. Com tais comentários, o Governador parece querer justificar tanto o salário baixo que o seu Governo paga aos educadores, quanto o seu plano que tenta desvirtuar a aplicação da lei do piso destruindo a carreira. E mais: em entrevista afirmou publicamente que não pretende cumprir outro ponto da lei: o que determina aproximadamente 30% da carga horária para planejamento! Isso é um absurdo! Que exemplo é esse que fica para a sociedade? Que as leis só devem ser cumpridas e respeitadas quando for do interesse de cada um? Que os governantes podem descumprir as leis livremente e impunemente?

  2. O GOVERNADOR CID GOMES E A PREFEITA LUIZIANE DEVERIAM RENUNCIAR AO SALÁRIO DE GOVERNADOR E DE PREFEITA PQ ELES DEVEM EXERCER SUAS FUNÇÕES POR AMOR PQ SE OLHASSEM PARA AS VANTAGENS DEVIAM IR PARA A REDE PARTICULAR, COMO EMPRESÁRIOS

  3. No mínimo ese cara nunca deu aula na vida! Não sabe o que é preparar aula, o que é aguentar desrespeito de alunos, corrigir provas e trabalhos e outras funções. Se ele soubesse, rede privada também paga muito MAL!

    Será que ele sabe que professor é um profissional que também precisa sobreviver fora da escola? Precisa comer, precisa morar, precisa pagar contas?

    Quer pagar nossas contas?

    Absurdo!!!

  4. Oooo governador, se é questão de colocar o gosto, o amor em 1° lugar, porque a vossa excelência não doa seu PEQUENO salário para pessoas que necessitam, e governa POR AMOR! ¬¬

  5. Será que Cid Gomes é governador do Ceará por amor ao estado ou pelo seu salário gordinho? Ah! Nessa história toda existe amor sim, amor ao dinheiro que nós cidadãos pagamos de impostos que nos são cobrados, a fim de uma boa educação, saúde púlblica de vergonha e outros beneficios que temos direito e não nos são dados por incompetencia e pouca preocupação do atual governador. É incrivel como a ambição e o egoísmo estão tomando conta do nosso mundo a cada dia que passa, e é algo que piora com o decorrer dos anos. Não sou professora, mas, sou aluna e sei o quanto os professores sofrem com o descaso que sofrem. Quer saber se é fácil Sr. Cid, vai passar só um dia dando aula em escola púlblica, só um dia vai. Essa profissão é pra quem amor e não ambição, e os professores merecem mais do que Vossa Excelencia um salário digno!

  6. SR. CID GOMES, GOSTARIA QUE O SR. EXPLICASSE MELHOR SUA FRASE, DESENVOLVESSE, ENTENDE? POIS OS PROFESSORES NÃO SÓ DO CEARÁ, COMO DO TODO MUNDO SÃO PROFISSIONAIS QUALIFICADOS QUE DEDICAM MUITO TEMPO ÀS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO, E MUITO ALÉM DE SEREM SERES HUMANOS COMUNS QUE AMAM, NÃO RECEBEM ISENÇÕES PARA SUAS NECESSIDADES DE ROTINA. PORTANTO, DD. GOVERNADOR, SALÁRIO PARA PROFESSOR É NECESSIDADE BÁSICA.

  7. É pelo fato dos políticos pensarem assim que o nível dos alunos de modo geral está caindo assustadoramente, não só nas escolas públicas mas também na rede particular pois a educação tem ligações e acaba contaminando todo o sistema. Os baixos salários, desestimulam todos os profissionais que precisam ficar vendendo Jequiti, Avon, Natura, Roupa, Bijouteria e outros cacarecos para poder sobreviver. Assim, não sobra tempo para desenvolver projetos, preparar aulas e outras coisas que fariam a educação melhorar . PELO AMOR DE DEUS, ALGUM POLÍTICO DE PLANTÃO, ELEVEM OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES BRASILEIROS. A situação é grave em todo o Brasil, mas em São Paulo, os professores estaduais sofrem com baixos salários e ainda precisam fazer provas para ter direito a aumentos. Isso é uma vergonha. Políticos fazem avaliação para receber aumento???. E outras categorias??? Só na cabeça dos políticos de São Paulo mesmo.

  8. Acho interessante que o Sr. Cid Gomes trabalhe por amor também!. Vamos fazer uma campanha para que cargos públicos como Governador, Prefeito e Vereador sejam gratuítos; talvez assim veríamos mais amor ao serviço público.

Comments are closed.